Go Down

Topic: Problemas com GND (Read 215 times) previous topic - next topic

Luc9

Boa tarde,

Estou com um projeto, usando o arduino uno, 2 sensores que geram pulsos, um lcd , um rele, e uma valvula. A alimentação de todo o esquema eh através de uma fonte externa de 12v/20a que alimenta o arduino pelo jack, alimenta um dos sensores e uma valvula. O rele, o lcd e o outro sensor sao alimentados pelo 5v da placa do arduino. Todo o sistema esta no mesmo GND, porem algo esta errado pois quando encosto algum metal em um dos sensores esse gera pulsos indevidos e as vezes ate o que trabalha em 5v tambem gera esses pulsos. Acredito que o seja algo com GND mas nao to achando a solução.

Desde ja agradeço alguma dica.

raschemmel

Aug 16, 2019, 12:11 am Last Edit: Aug 16, 2019, 12:13 am by raschemmel
Por favor, poste o esquema para o seu projeto. Além disso, como regra geral, é uma idéia MUITO RUIM usar uma fonte de alimentação de 20A para circuitos que NÃO precisam de 20A!
Se você colocar um fio no lugar errado, a fonte de alimentação continuará a fornecer corrente até que o seu circuito literalmente exploda em CHAMAS e derreta a placa de ensaio de plástico. Isso aconteceu comigo com apenas um suprimento de 10A. Encontre outra fonte de energia muito menor ou compre um extintor de incêndio!
Arduino UNOs, Pro-Minis, ATMega328, ATtiny85, LCDs, MCP4162, keypads,<br />DS18B20s,74c922,nRF24L01, RS232, SD card, RC fixed wing, quadcopter

alkuentrus

Como disse o colega acima, coloca o esquema. Outra coisa que tens de ter atenção é se todas as entradas digitais estão com o pull up ou down devidamente realizado. Se estiveres a ler portas analógicas, tens de ter o mesmo cuidado com um divisor resistivo adequado.
Ficamos à espera de noticias tuas.

bubulindo

Se você colocar um fio no lugar errado, a fonte de alimentação continuará a fornecer corrente até que o seu circuito literalmente exploda em CHAMAS e derreta a placa de ensaio de plástico.
Apesar de ser uma possibilidade, o mais provável de acontecer é os componentes do Arduino queimarem e deixarem de transmitir corrente.

Eu diria que o problema é mesmo quando os fios estão no lugar correcto, mas a carga aceita 20A... isso sim vai derreter a placa (já me aconteceu a mim) onde o circuito está ligado.

Dito isto, a única vez que assisti a faíscas foi num projecto dum rectificador com tiristor... 4 tiristors a disparar faíscas depois de ligações mal feitas. LOL
This... is a hobby.

pksato

Ola,
Use um fusível de  1A ou 2A para proteger o Arduino e os sensores (circuitos de baixa potência).

O problema relatado pode estar relacionado com a falta de aterramento da fonte ou um defeito (de fabricação) na fonte.
Faça uma medida de tensão AC entre o GND da fonte e algum objeto metálico grande, ou ponto de aterramento. Deve indicar zero volts.

raschemmel

Embora seja uma possibilidade, o mais provável é que os componentes do Arduino se esgotem e não transmitam mais corrente. 
Não, não foi o que eu disse, eu disse que se você colocar um fio no lugar errado, vai queimar tudo.

Você não precisa se preocupar com o arduino, são dispositivos que você está tentando conectar ao arduino que você está alimentando com a mesma fonte que o arduino. O arduino ficará ileso. é o dispositivo externo que vai queimar.

Eu diria que o problema é mesmo quando os fios estão no lugar certo, mas a carga aceita 20A ... que vai derreter a placa (aconteceu comigo) onde o circuito está conectado. 
Isso também é verdade, mas se você soubesse que a carga poderia consumir 20A, deveria ter dimensionado os fios adequadamente para conduzir essa corrente, não deveria?
Arduino UNOs, Pro-Minis, ATMega328, ATtiny85, LCDs, MCP4162, keypads,<br />DS18B20s,74c922,nRF24L01, RS232, SD card, RC fixed wing, quadcopter

bubulindo

Não, não foi o que eu disse, eu disse que se você colocar um fio no lugar errado, vai queimar tudo.

Você não precisa se preocupar com o arduino, são dispositivos que você está tentando conectar ao arduino que você está alimentando com a mesma fonte que o arduino. O arduino ficará ileso. é o dispositivo externo que vai queimar.

Isso também é verdade, mas se você soubesse que a carga poderia consumir 20A, deveria ter dimensionado os fios adequadamente para conduzir essa corrente, não deveria?
Desculpa, mas não percebo o que estás a dizer. A primeira frase inequivocamente diz que vai queimar tudo. A segunda frase diz que não vai queimar o Arduino. Em qual ficamos??

As duas primeiras fases suponhem que vamos ligar um fio errado... a terceira frase no entanto assume que todos os fios vão estar ligados de forma correcta...

Que aconselhas?? A usar fios 2.5mm^2 para ligar sensores não vá uma pessoa ligar o fio no lugar errado?
This... is a hobby.

raschemmel

Aug 19, 2019, 07:17 pm Last Edit: Aug 20, 2019, 10:42 pm by raschemmel
Sorry, but I don't understand what you are saying. The first sentence unambiguously says it will burn everything. The second sentence says it will not burn the Arduino. Which one do we stay in?

The first two phases assume that we will connect a wrong wire ... the third sentence however assumes that all wires will be connected correctly ...

Permita-me soletrar:
Deixe a fonte de alimentação Vin = 20A
Deixe o  Load-A = Arduino UNO PCB
Deixe Load-B = algum circuito que fala com o arduino mas é alimentado por Vin
O que isto significa ?
Isso significa que o arduino (que tem uma carga nominal de cerca de 55mA) não será afetado pelo curto no Load-B. Suponha que um transistor em curto ou outro dispositivo semicondutor que faz parte do Load-B, Neste caso, o dispositivo em curto no Load-B constituirá um SHORT DIRETO entre o terminal + e o terminal - do Vin, que, por ser Load-B, é um circuito SEPARADO . TODAS as 20A tentarão passar através do transistor em curto, enquanto o arduino olha (não afetado, ofegante e incapaz de ajudar) e se o fogo for extinto (ou a energia desligada) antes que ele alcance as proximidades do arduino, então o arduino não será danificado, mas o protoboard sem solda de plástico será completamente derretido (confie em mim)

Os pinos de E / S do Arduino são entradas de alta impedância, de modo que não vão extrair nenhuma corrente extra, mesmo se estiverem conectados a um circuito completamente queimado. Ele simplesmente parecerá uma entrada em curto. No caso de um pino de saída conectado a um circuito que queima, se resultar em um curto em um pino de arduino configurado como uma saída, então:

"Curto-circuito nos  (SAÍDA) pinos   de Arduino , ou a tentativa de executar dispositivos de alta corrente a partir deles, pode danificar ou destruir os transistores de saída no pino, ou danificar todo o chip Atmega. Muitas vezes isso resultará em um pino" morto "no microcontrolador, mas o o chip restante ainda funcionará adequadamente. Por esta razão, é uma boa idéia conectar os pinos OUTPUT a outros dispositivos com resistores de 470Ω ou 1k, a menos que seja necessário o consumo máximo de corrente dos pinos para uma aplicação específica. "

A última parte é uma sugestão sutil de que TODAS AS OUTPUTS do arduino devem ser conectadas usando OPTO-ISOLATORS para proteger os pinos do arduino. Alguém poderia pensar que isso seria senso comum, mas não podemos fazer muitas suposições ...

eso está claro o suficiente?
Você precisa de uma foto mostrando a placa de ensaio derretida em uma base de metal, ao lado do arduino não danificado?

bubulindo

I just realised you're likely using Google translate. Care to show a drawing of what you're trying to convey?

Additionally, a wire in the wrong place may indeed burn the board or a pin/port... it's what happens when you connect things in the wrong place either in electronics or electrics. Hence why you cannot make a sweeping statement because it's a mistake, not something done right or on purpose.

Thanks for telling me about optocouplers and how they have to be used in ALL OUTPUTS of the Arduino... guess that's going to take a while to find optocouplers for all my LED's, LCD display and SPI peripherals without taking a hit on performance and speed.

See why you can't make sweeping statements as above? Hopefully it's Google translate causing these errors, but something tells me it's not.
This... is a hobby.

raschemmel

Aug 19, 2019, 10:39 pm Last Edit: Aug 20, 2019, 10:41 pm by raschemmel
em anexo

I just realized you're likely using Google translate. Care to show a drawing of what you're trying to convey?

para encontrar optoacopladores para todos os meus LEDs, display LCD e periféricos SPI sem ter sucesso no desempenho e velocidade.
opticalisolator.pdf

84732 6n137.pdf

DIP-8: 6N137 VO2601 VO2611 VO2630 VO2631 VO4661
?

Luc9

Como disse o colega acima, coloca o esquema. Outra coisa que tens de ter atenção é se todas as entradas digitais estão com o pull up ou down devidamente realizado. Se estiveres a ler portas analógicas, tens de ter o mesmo cuidado com um divisor resistivo adequado.
Ficamos à espera de noticias tuas.
Sim, um esta com pull up e outro com pull down. O que esta gerando os pulsos esta com pull up.

Luc9

Ola,
Use um fusível de  1A ou 2A para proteger o Arduino e os sensores (circuitos de baixa potência).

O problema relatado pode estar relacionado com a falta de aterramento da fonte ou um defeito (de fabricação) na fonte.
Faça uma medida de tensão AC entre o GND da fonte e algum objeto metálico grande, ou ponto de aterramento. Deve indicar zero volts.

Realmente, a fonte nao esta aterrada (na verdade as tomadas do local é que nao estao aterradas). Fiz essa medida AC entre o terra da fonte e um "terra (objeto metalico grande)" e ta dando 45v.

Mas na parte DC nao tem alteraçao. Fica em 11,9v, porem se esbarro algo no gnd tambem gera os pulsos indevidos.

Luc9

Realmente, a fonte nao esta aterrada (na verdade as tomadas do local é que nao estao aterradas). Fiz essa medida AC entre o terra da fonte e um "terra (objeto metalico grande)" e ta dando 45v.

Mas na parte DC nao tem alteraçao. Fica em 11,9v, porem se esbarro algo no gnd tambem gera os pulsos indevidos.

Testei em uma tomada aterrada, o problema persiste. Nao eh a questao de aterramento da fonte nao.

Luc9

Segue o esquema.
Desculpem a falta de pratica. Mas acho que da pra entender.
Os sensores NAO sao de temperatura, foi so pra ilustar.
A fonte no caso eh de 12v.

Agradeço a ajuda!

Go Up