Go Down

Topic: Módulos RF - Distâncias (Read 1 time) previous topic - next topic

Jrss

Olá,

Sou novo em Arduíno e estou estudando sobre um projeto que consiste no seguinte:
Tenho 10 pessoas em uma mata, preciso visualizar a localização de todas elas em um app (Android) em tempo real.
Só tenho sinal de internet em um local próximo da mata.

Solução pensada:
Nas pessoas, usar um Arduíno (Livres - dentro da mata) com os módulos GPS Neo6MV2 e RF 433MHz (transmissor), para captura e envio da localização para um Arduíno (Central - onde possui internet) com o módulo RF 433MHz (receptor) para receber as localizações de cada pessoa e enviar para um servidor DB.
No app, irei acessar o servidor DB e plotar no mapa onde está cada pessoa dentro da mata.
Área da Mata: Aproximadamente Raio 500m

Alguém poderia me ajudar nessas perguntas?

Perguntas:
  • O Módulo RF 433MHz consegue enviar informações com essa distância?
  • Existe um outro módulo que consiga enviar essas informações com essa distância?
  • Existe uma outra forma ou tecnologia que eu possa utilizar para elaborar esse projeto?

pert

I've deleted your other cross-post @Jrss.

Cross-posting is against the rules of the forum. The reason is that duplicate posts can waste the time of the people trying to help. Someone might spend 15 minutes (or more) writing a detailed answer on this topic, without knowing that someone else already did the same in the other topic.

Repeated cross-posting will result in a suspension from the forum.

In the future, please take some time to pick the forum board that best suits the topic of your question and then only post once to that forum board. This is basic forum etiquette, as explained in the sticky "How to use this forum - please read." post you will find at the top of every forum board. It contains a lot of other useful information. Please read it.

Thanks in advance for your cooperation.

bubulindo

Segundo este site:

https://components101.com/433-mhz-rf-transmitter-module

100 metros de tiver uma antena.

Podes pesquisar os ESP8266 que usam WiFI e que segundo estes testes chegam a 400 metros.
https://hackaday.com/2014/09/26/esp8266-distance-testing/

Nota que tem de ter uma antena especifica e não ser os mais baratuchos no mercado.

Outras tecnologias possíveis seria LoRa... que cobre kilometros, mas normalmente é caro.

Que frequência é que quererias enviar os dados?
This... is a hobby.

Jrss

Enviarei dados um dia por mês, porém, no dia, será o dia inteiro enviando dados de localização.
Estive estudando a rede LoRa, mas não sei se é a tecnologia mais indicada.

alkuentrus

Dentro da floresta, a atenuação pode ser bem significativa. Por exemplo, com o nRF24L01, módulos que me davam perto de 2000 metros em linha de vista, dentro de uma pequena mata, aos 100 m o sinal já era bem fraco (a potencia utilizada era de 8 dBm com 2 dbi de antena semelhante ao sistema do ESP32 que o Bubulindo fala)! A Solução, se conseguires, é instalar um sistema acima da copa das arvores e aí, usas o sistema que quiseres :)

alkuentrus

LORA se for em Portugal, tens de ter em atenção o Dutty Cycle, ou seja, o tempo que podes usar por hora ou dia, para ocupar o canal a transmitir.  Fonte: Anacom,  QNAF (Quadro Nacional de Atribuição de Frequências).

Go Up