Go Down

Topic: Localização do Robot dentro do Retângulo  (Read 423 times) previous topic - next topic

cascaoonline

Jan 20, 2020, 11:14 am Last Edit: Jan 20, 2020, 11:37 am by cascaoonline
Boas pessoal, estava aqui com uma duvida se poderem ajudar agradeço,

na imagem que envio podem dizer me como detecto se o robo esta na área vermelha ou verde tendo em conta ou não o ponto azul central.
tenham em conta que tem 1,5m vertical e 2,5 horizontal, sendo tudo simétrico apenas muda a posição, qual a melhor maneira? o que aconselham?

Muito obrigado desde já se podarem ajudar.

bubulindo

Achas que somos bruxos?

Lê de novo o que escreveste e pensa como é que alguém te pode ajudar e como sem saber sequer do que estás a falar...
This... is a hobby.

cascaoonline

Achas que somos bruxos?

Lê de novo o que escreveste e pensa como é que alguém te pode ajudar e como sem saber sequer do que estás a falar...
Acho que expliquei simples, talvez de mais...

Tenho um robo que segue linhas, ele segue todas as linhas no interior do retângulo, preciso de saber qual a localização dele para ele fazer determinada função
tenho apenas um giroscópio e não posso adicionar mais nada no robo. se ele tiver no vermelho tem que fazer, por exemplo, uma volta completa, caso esteja na verde vai até ao centro...é tipo isso, mas como faço para que ele saiba onde está?não sou eu que coloco o robo na área de "jogo".

Consegues ajudar?

bubulindo

Que sensores usas para detectar as linhas?

Os sensores conseguem detectar um T?

Medes distância? Isto é, tens encoders?

Dizes que tens um giroscópio... que modelo é e dá-te direcção do Norte (gyrocompass)?

O tabuleiro de jogo está sempre na mesma posição em relação a uma direcção cartesiana?

Os teus sensores de medir a linha podem ser adaptados para ver cor?

Como podes ver pelas questões acima, dizeres que tens um robot com um giroscopio não ajuda muito. Isto é para um trabalho de escola?
This... is a hobby.

cascaoonline

Dizes que tens um giroscópio... que modelo é e dá-te direcção do Norte (gyrocompass)?

O tabuleiro de jogo está sempre na mesma posição em relação a uma direcção cartesiana?

Como podes ver pelas questões acima, dizeres que tens um robot com um giroscópio não ajuda muito. Isto é para um trabalho de escola?
--Estou a usar o modulo de 5 Canais Infravermelho TCRT5000.

--Não cheguei a testar mas julgo que sim.

--sim tenho 2 na parte da frente, sim uso para percorrer distancias.

-- tenho aqui o GY521 MPU-6050 Giroscopio + Accelerometro 3-Assi Modulo Arduino Gyroscope 6DOF, será que isso me pode ajudar em algo?

--sim o tabuleiro esta sempre na mesma posição, apenas tenho áreas de inicio diferentes para determinada tarefa.

--eu tenho sensores de cor isso para ser adaptado para a fase seguinte, onde tenho que ir buscar uma "caixa" com led verde.

Isto é para um trabalho de escola?
sim, competição entre escolas.

Eu apenas não sei como começar, sem as localizações iniciais, eu não tenho como fazer o resto...
Se localização = A então tenho que dar a volta
Se localização = B então vai para o centro
é um exemplo simples...mas como eu consigo determinar se estou no A ou no B...

bubulindo

--eu tenho sensores de cor isso para ser adaptado para a fase seguinte, onde tenho que ir buscar uma "caixa" com led verde.
Não será esta a solução?

Os sensores que detectam a linha estão todos à frente do carro? Se estiverem e a distancia entre as linhas do quadrado grande e do quadrado pequeno couberem dentro dos 5 sensores, já é mais simples de descobrir as caixas. Para detectar a cor das mesmas, acho que vais mesmo ter de usar um sensor de cor.
This... is a hobby.

cascaoonline

Não será esta a solução?

Os sensores que detectam a linha estão todos à frente do carro? Se estiverem e a distancia entre as linhas do quadrado grande e do quadrado pequeno couberem dentro dos 5 sensores, já é mais simples de descobrir as caixas. Para detectar a cor das mesmas, acho que vais mesmo ter de usar um sensor de cor.
mandarem a da planta de jogo hoje : http://prntscr.com/qs7qhb

Go Up