Go Down

Topic: BqBus - Protocolo de troca de dados fácil de usar (Read 1 time) previous topic - next topic

StreamCast

Olá,

Criei uma biblioteca com um protocolo simples para facilitar a troca de dados com outros dispositivos. Inicialmente, possui uma versão para o Arduino e para aplicativos do Windows desenvolvidos com C # e framework .net. No repositório do Github, criei um exemplo que mostra como usá-lo e um manual de introdução no Readme.md. Se alguém estiver interessado em usar, deixe sua experiência e sugestões nos comentários. Obrigado!

Protocolo BqBus

bubulindo

E qual é o benefício disto comparativamente ao Firmata ou Modbus até?

Como é feita a transmissão?
This... is a hobby.

StreamCast

Exitem muitas diferenças. Se o ambiente onde vc vai implementar a comunicação já tem recursos pra implementar modbus ou firmata de forma fácil e simples não acho q vale a pena ir pra outro caminho. Mas se for necessário implementar uma comunicação do zero, meu protocolo pode facilitar bastante. A função que processa os dados, não tem mais que 15 linhas então é extremamente fácil portá-la pra qualquer linguagem ou ambiente de programação moderno. As vantagens do meu protocolo, são extrema facilidade de implementação, extrema facilidade de debugar (vc bate o olho no frame de dados e entende exatamente o que está acontecendo na rede), boa otimização (ainda que inferior a protocolos que trabalham na camada dos bytes), e uso extremamente baixo do buffer de comunicação, já que a existência de um header não é necessária, e ocorre a transmissão de um registrador por cada ciclo de dados. Outra vantagem é que a estrutura dele permite a transmissão de qualquer dado serializável que caiba no buffer de transmissão de dados do dispositivo, já que a transmissão é feita utilizando strings.

bubulindo

Mas se eu tenho de começar do zero, porque devo fazer download deste protocolo e não de outro? Porque não escrever eu um protocolo que permita enviar dados em binário com detecção de erros e strings sem desperdiçar metade dos bytes enviados?
This... is a hobby.

Go Up