Go Down

Topic: Dúvida - Ultrasonic sensor HC-SDO4 com Arduino (Read 350 times) previous topic - next topic

leandrolopes

Comprei um sensor HC-SDO4 para instalar na minha cisterna e controlar a quantidade de água com Arduino.

está funcionando perfeitamente no protoboard com o sensor, até ai tudo certo.

o Arduino fica a 4 metros da entrada da cisterna, onde passei um cabo manga de 4 vias e conectei o sensor em um local onde seco.

quando conecto no Arduino, o sensor não responde mais. Estou usando alimentação de fonte com 9V e 1A.

Vocês já tiveram alguma experiência parecida? o que vocês sugerem? O que pode estar acontecendo?

Quando tiro o sensor da cisterna e coloco no protoboard funciona, quando volto para o cabo na ponta, não funciona mais.

Teste os contatos e todas as vias estão recebendo sinal normalmente.

Não sou profissional e faço isso somente por Hobby e a ajuda de vocês será fundamental para esse projeto

Super obrigado

electricsoldier96

O cabo deve ter uma queda de tensão considerável, o que deve estar impossibilitando a leitura correta do sinal. Isso vale tanto para a alimentação também.

Você vai precisa amplificar o sinal de leitura, provavelmente, um LM393 e dois resistores já vão resolver. Acho que você pode usar um amplificador deste também pra tensão, já que o módulo puxa pouca corrente. Daí tem o LM324 que possui 4 amplificadores no mesmo chip.

Tens o datasheet ou modelo do cabo? Me manda aqui que eu faço os cálculos pra você.

bubulindo

O que é um cabo tipo manga?

Já mediste a ver se o cabo por acaso não está quebrado? O que pode estar a acontecer aqui é a capacitância do cabo não deixa o Arduino ler ou fazer o envio do sinal devidamente. Tens um osciloscópio para poderes ver o que aparece no outro lado do cabo? Quiçá outro arduino?

This... is a hobby.

forcrack

This thread is a great example of the members on the forums going that extra mile to help newbies. I remember gettiing similar help like this from Struck, Jessee Tony and others.
cyberghost vpn crack  winrar 5.91 final crack    autocad 2018 crack

pksato

O que é um cabo tipo manga?
E como é chamado no Brasil os cabos com vários condutores flexíveis, com ou sem blindagem.

o Arduino fica a 4 metros da entrada da cisterna, onde passei um cabo manga de 4 vias e conectei o sensor em um local onde seco.
Esse cabo manga e blindado?
Dependendo o nível de ruído eletromagnético (RFI/EMI) a interferência pode impedir o correto funcionamento do sensor.
Há algumas formas de mitigar as interferências, além de cabos blindados, como a adição de capacitores (poucos pF a alguns nF) entre o sinal e GND, adição em série de ferrite beads, etc.
Claro, além de checar se a fiação esta feita corretamente .

Go Up