Go Down

Topic: Arduino Mega 2560 Requer Reset a cada Download? (Read 161 times) previous topic - next topic

rodrigoevaldo

Olá pessoal.
Tire uma dúvida. 
Tenho duas placas Arduino 2560. Cada uma são de fornecedores diferentes.
Uma delas, consigo efetuar o download, monitorar a lógica via serial. Recompilar e novo download, tranquilamente.

Já a outra, a cada download, até abro o terminal serial para monitorar. Para efetuar um novo download, necessito efetuar o reset na placa (via botão ou desligando a alimentação).

É algum problema da versão do bootloader ou limitação da placa mesmo?

falkenauge

Cara, já vi placas precisarem de apertar o botão de reset para entrar em bootloader e assim ser possível receber o código, mas o Mega, até onde eu sei, não tem necessidade disso.

Caso as placas não sejam originais Arduino, tem boas chances de ser devido a problemas de fabricação.
"You can never know everything, and part of what you know is always wrong. Perhaps even the most important part. A portion of wisdom lies in knowing that. A portion of courage lies in going on anyways."
--The Eye of the World

giova014

Jan 14, 2021, 03:07 am Last Edit: Jan 14, 2021, 03:12 am by giova014
Algumas placas não originais vêm com circuito de programação diferentes.

O original usa um ATMega16U2 (que tem USB) com um firmware customizado.

Já alguns não originais usam um conversor USB-Serial, por exemplo, CH340, que não vem com a lógica de fazer o reset automático.
Não tem muito o que fazer pra arrumar, porque envolveria trocar um CI por outro totalmente diferente, impraticável fisicamente.

Aí acontece isso mesmo de ter que apertar o botão ou reiniciar a alimentação.
Arduino!!

Go Up