Go Down

Topic: Módulo optoacoplador TLP281-4 funcionando ao contrário. (Read 83 times) previous topic - next topic

sidneivl

Fala pessoal, beleza?

Estou montando uma controladora para minha cervejeira e hoje inclui um módulo optoacoplador para protejer o circuito dos reles de estado sólidos.
No caso o módulo é esse aqui:

Ele utiliza o optoacoplador TLP281-4
E a ligação que fiz foi assim:

O mais interessante, e é a minha dúvida, é que ele opera ao contrário, ele sempre estão ligados, e quando o Arduíno muda o estado do pino para HIGH ele desliga.

Não entendi o porque disso, eu fiz um conceito no thinkercad com o 4n35 e funcionou corretamente:

Não manjo tanto de eletrônica, mas queria saber se tem como inverter isso, de preferência, sem usar um NPN ou outro componente.

Alguém já teve esse problema? Conseguem me ajudar?

Abs

acjacques

Mais fácil seria inverter no software. Mas vc pode tentar inverter a posição do rele colocando a saída no positivo do rele .

zequinha

Tens o esquema dessa board ou a referencia, parece que a board tem uns transistores na saida, pode ser essa a razao dos valores invertidos a melhor solução é inverteres por software o pinos de output do arduino

bubulindo

https://nl.aliexpress.com/item/32828616292.html

Isso é devido à maneira como a placa está construída. Podes tentar ligar o + do relé ao Out e o - ao HGND, mas não acho que vá funcionar bem.
This... is a hobby.

Go Up