Acionamento de motor usando timers invés de delay.

Olá galera, estou tentando realizar um código que trabalhe em sequencia, tipo, quando eu apertar o botão ele liga o motor 1 por 0,5s depois desliga, então ele aciona o motor 2 por 10s e apos este tempo aciona a ponte h do motor 2 por 10s tb (ele estará em um sentido e será invertido), apos isso desliga motor 2 e aciona a ponte h no motor 1 por 0,5s. Porem o problema que encontrei e tb pelo que andei lendo em alguns fóruns, a função delay não seria uma boa escolha, pois ela dá um pequeno atraso no microcontrolador, e se eu tiver alguma prioridade (exp. interrupção), ele para o delay para atender a prioridade, o certo seria utilizar interrupções com timers (por ser uma das prioridades e tb por ser mais preciso comparando com a função delay). Essa parte de timers eu não tenho muito conhecimento ainda, alguém poderia me dar uma ajuda? Outra dúvida é quando a vida útil da EEPROM, no mesmo fórum que li este assunto relatava que se o delay for muito grande ou executado muitas vezes diariamente, pode acabar escrevendo demais na memoria EEPROM, que tem vida útil de aproximadamente 100000 escritas. A funcao dos timers não amenizariam este problema? Isso é um pouco confuso para mim, peço até desculpas se não entenderem direito, qualquer coisa tento me explicar melhor. Agradeço a compreensão. Boa tarde!

Esse é o código que fiz até agora. Teria tb que implementar uma parada de emergencia, porem acho que não seja possível utilizando delay, pois não consegui interromper o loop.

//Programa : Projeto Arduino
//Autor : Elias A. Farias

//Sentido horário
int horario = 3;
//Sentido anti-horário
int anti = 4;
//Eixo sobe
int sobe = 5;
//Eixo desce
int desce = 6;
//Acionamento por botao
int botao = 2;
//Armazena o valor lido do botao
int leitura1 = 0;

void setup()
{
//Define pinos para o motor como saida
pinMode(horario, OUTPUT);
pinMode(anti, OUTPUT);
pinMode(sobe, OUTPUT);
pinMode(desce, OUTPUT);
//Define pino do botao como entrada