Acionamento de Relay

Tenho o seguinte relé: T75S5D11-5V.

Estive olhando o datasheet dele,(não sei se olhei de forma correta, portanto meu erro pode estar aqui) e percebi que ele é ligado com 40mA.

Usei um transistor BC548 pra acionálo e fiz os seguintes cálculos:

corrente na base do transistor(segundo o datassheet o HFE = 110) ---> I = 40m/110 ~ 0,36mA

Depois eu peguei os 5V da porta do Arduíno e usei a lei de OHM ---> 5/0,36m = 13750ohm

Essa é a resistência na base do transistor.

Fiz algo errado?

Os cálculos estão razoáveis, no entanto, não estão correctos.
Normalmente nestes cálculos não se usa o hfe, mas um valor mais baixo que este. (normalmente a esse valor chama-se beta_saturação, e é o ganho em corrente quando o transístor está na zona de saturação) Eu, normalmente utilizo, como disse, um valor mais baixo que o hfe (normalmente um valor entre 10 e 50). Existe outra pequena nuance nos seus cálculos (que se forem feitos da forma que indico não tem grande importância, no entanto, se eles forem feitos da forma que está a sugerir, podem levar ao não funcionamento do circuito. Existe uma queda de tensão entre a base e o emissor de um transístor, na ordem dos 0,7V.
Sendo assim, os cálculos seriam:
Corrente de colector pretendida: Ic = 40mA
Beta de saturação: beta=50
Corrente de base: Ib = Ic / beta = 40 / 50 =0,8 mA
Resistência de base: Rb = Vb / Ib = (5 - 0,7) / 0,8 = 5 375 Ohm.

Este valor é bastante mais baixo que aquele a que chegou, por isso vai garantir que o transístor fica na saturação (isto é que a corrente que circula na bobina do relé é a correcta)

Já que estamos a falar de relés, não se esqueça do díodo:

´Muito obrigado. Bastante esclarecedor.

Usei suas informações no PROTEUS, mas ainda não funcionou. Mas eu acho que o PROTEUS não dá muita importância pra valores, não é mesmo? Por exemplo, se você der a um LED uma corrente de 1milhão de A, o PROTEUS não vai dizer que o LED queimou.

Então acho que estou errando em outra coisa.

Valeu mesmo pela ajuda.

Nunca utilizei o PROTEUS, por isso não consigo responder a essa questão. Também já não utilizo programas de simulação há alguns anos, por isso, mesmo os que eu utilizava não sei dizer se assinalavam esse tipo de erros ou não.

MUITISSIMO OBRIGADO PELA AJUDA!!!

So agora é que reparei que estas 3 threads eram suas.

Bom trabalho!