Acionamento de sensor

Senhoras e senhores, boa tarde.

Preciso de uma ajuda para realizar um projeto.
Possuo um Arduino Mega 2560 e um sensor MQ-3 na placa FC-22 (não achei quase nenhuma informação sobre a placa especificamente, mas me foi útil em outro projeto).

Minha situação agora é:
Com o sensor e com o Arduino eu consigo realizar leituras de níveis de alcool e ascender um bargraph sem problemas.

Porém eu preciso que o sensor seja ativado apenas em um dado momento, então pensei em ligar o pino Vcc da FC-22 em uma porta digital.

Não tive muito sucesso, o sensor até liga, não realiza as leituras corretamente, acredito que a saída digital não tenha potência para a FC-22.

Conversei com um colega, e ele me disse para ligar a base de um transistor na saída digital, o coletor em Vcc e o emissor no Vcc da FC-22. Mas ela nem ligou.

Alguém pode me ajudar com isso?

RESUMINDO:
Preciso que meu circuito de bafometro seja ligado apenas quado a porta X for 1.

Obrigado pela ajuda de quem se dispor. rs

Sorry for my rudimentary Portuguese :-( Why don't you ask in the Portuguese forum? @Moderator: move this post?

Did you read already the Arduino tutorial: http://lusorobotica.com/index.php/topic,111.0.html

According to the specs the sensor uses an heater, so that it will take some warm-up time until it works.

Cara tente a seguinte montagem: (desculpa o rascunho meio mal feito)

Eu não consegui colocar uma imagem pra ser exibida no forum, enviada diretamente do meu pc, logo, o arquivo tá anexado.

provavemente precisas dum transistor para alimentar esse sensor...

Um sensor deste tipo, pelo seu modo de funcionamento, requer bastante corrente para que funcione. Sendo assim, nem todos os transístores funcionam para esta aplicação. A partir do datasheet do sensor vê-se que a corrente que ele consome, é na ordem dos 150mA (assim é impossível que o Output digital consiga fornecer corrente para o alimentar). Vendo como funciona o sensor, eu utilizaria apenas o transístor para controlar (ligar/desligar) a resistência de aquecimento (a que está identificada pelos pinos com o nome H), a menos que a aplicação que está a pensar seja de muito baixo consumo. Em relação à polarização do transístor, eu utilizaria a que o WeiderAju indica (sensor ligado ao colector e a Vcc - ou alternativamente apenas os pinos H do sensor, como indiquei anteriormente) e não a do Emissor, como descreve no seu post original. Também se deve dimensionar a resistência de base, de forma a colocar o transístor na saturação, coisa que não sei se acontecerá se o valor dela for 22k (contas feitas muito rapidamente dá-me um valor inferior a 1k5).