Acionamento relé 5vcc por tempo RTC

Boa tarde.

Sou iniciante em Arduíno e tenho umas dúvidas.
Estou com um projeto de uma chocadeira e preciso que um motor síncrono seja acionado por um relé 5vcc de 2 em 2 horas durante 1 minuto. Tenho um RTC ds1307 conectado juntamente com um LCD 16x2 com o módulo I2C. Não estou sabendo como obter as informações de tempo para acionar o relé. também quero colocar o tempo ( dias e horas) na tela LCD de quanto tempo tem que o programa foi iniciado( quantos dias os ovos já estão na chocadeira).

Desde já, agradeço se alguém puder me ajudar nesse projeto.

Olá,

Experimente a biblioteca RTClib,

A contagem de dias é interessante, não deve ser muito complicado, só tome cuidado de salvar a contagem de tempos em tempos na EEPROM, para evitar que a falta de energia zere a contagem.

E também pode ser interessante utilizar uma forma redundante de iniciar/zerar a contagem, talvez 2 botões que devam ser acionados ao mesmo tempo.

Ah, para quem ainda vai comprar um RTC, e não precisa de memória não volátil, o DS3231 pode ser a melhor escolha, eu instalei um em uma torre de igreja, e faz muitos meses que não atrasa! O DS1307 vivia atrasando ou adiantando, dependendo da temperatura ambiente da época.