Boa Tarde. Sou novato em programação e estou desejando acionar vários leds simultaneamente, mas nada do que procurei até agora ajuda a solucionar minhas dificuldades, acho que deve ser porque não estou conseguindo me expressar corretamente. Pensei em colocar cada led numa saida do arduino, depois acionar cada uma delas, por meio de programação, na ordem que eu desejar, com um delay de x milisegundos (de maneira que eu poderia mudar o tempo de acionamento) valido para todas as portas que escolhi simultaneamente. A ideia seria usar uma lógica binária do tipo 00001111, onde cada número seria uma saída diferente do arduino, 0 significasse que a saída está desligada, e 1, ligada, e colocar um delay de x milisegundos que fosse valido para todas as portas usadas simultaneamente. Queria diminuir linhas de programação e tornar mais fácil para mim mudar a sequência de saídas acionadas dessa forma depois, só alterando a sequência binária (por exemplo, de 00001111 para 10101010, e por ai vai) e o delay. Não sei se consegui me fazer interpretar, mas se alguém entendeu, eu realmente estou perdido nisso e preciso de bastante ajuda.
Pode mostrar o que já tem feito. Talvez assim seja mais fácil perceber qual é a dificuldade e conseguir ajudar.
Não percebi nada do que disseste... principalmente porque a palavra simultaneamente e delay entre activações são completos opostos, logo não dá para entender se queres ligar todos os leds duma vez só (possível, mas apenas se forem ligados duma certa maneira), ou se queres controlar a sequência a que os leds são ligados.
Faz um esquema do que queres, ou até uma resenha do que pretendes que aconteça em sequência para ser mais simples de entender.
Ola,
Também não entendi bem a pergunta.
Quer acender vários leds simultaneamente (mas não todos) sem nenhum atraso* entre eles?
Nesse caso tem que usar acesso direto a porta e enviar o byte completo. Tem que usar mascara lógica.
Acender ou apagar os leds em sequencia, e ter um intervalo de tempo entre um led e outro?
Pode usar um array de inteiros para armazenar o intervalo, negativo para apagado e positivo para aceso.
Ou seria uma combinação dos dois para gerar um padrão de piscagem?
- Sem o atraso gerado pelo digitalWrite();