Afinal o Arduino mega tem quantas portas?

54 saidas (das quais 14 podem ser saídas PWM)
Pinos de entrada analógicas 16

Até ai blz... mas... Se eu contei direito são 82 pinos sendo
32 Digital
16 Analog in
12 PWM
10 comunicação
05 GND
03 5v
01 RESET
01 AREF
01 3,3v
01 VIN

Bom... se eu somar as digitais com as PWM vai dar... 44 E vamos a pergunta: Onde estão as outras 10? Q pinos posso passar para digital e como? E outra 14 Pwm? só achei 12! =(

Estou fazendo estas perguntas pois tenho um projeto q preciso usar o maior numero de pinos como saída.

Contou com o RX e TX?? também são PWM's...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Fora os pinos que não foram ligados aos conectores para o exterior.

O melhor é mesmo ver o esquema do Arduino para perceber onde estão os pinos todos.

Massss... Rx e TX não são da comunicação?

Niguem tem nem uma idéia? O pessoal da uma força ai =(

TX e RX são comunicação e também de PWM. 1,2 Respectivamente.

Olá.
Segundo o site do arduino possui 54 entradas/saidas digitais (sendo que 14 podem ser usadas como saidas PWM), 16 saidas analogicas e mais 4 UARTs (portas seriais). Referencia: http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega
Essas sao as portas que vc pode usar no seu projeto.
Mas se nao for suficiente vc pode usar uma tecnica para aumentar o numero de portas chamada ShiftOut
http://www.arduino.cc/en/Tutorial/ShiftOut
É bem simples e esse tutorial explica certinho.

Então eu posso usar as 32 portas digitais mais as 14 Pwm (como digital) isso dá 46...
ainda ta falatando 8... cadê?

Nóte que quero usar todas as saidas digitais q eu puder!

As portas digitais de 0-13 são PWM(o que da 14 portas).

Vc tem da 14 a 53 digitais(sem o PWM), no total de 54 portas digitais(das quais 14 são PWM).

E vc também tem 16 analógicas(A0-A15).

Simples assim...

Até a parte do pwm entendi! são 14 mas a porta 14 e 15 estão no barramento (analog in) e
depois pula para 22 a 53 ai é q me da um nó na mente!

hamiltoncfarias:
Até a parte do pwm entendi! são 14 mas a porta 14 e 15 estão no barramento (analog in) e
depois pula para 22 a 53 ai é q me da um nó na mente!

O analog in, é analog. É de A0 a A15(16 portas analógicas). As portas PWM são da 0 a 13(14 portas). O silkscreen mostra o TX/RX em communication, mas elas também são PWM.

Outra coisa, você pode utilizar as portas analógicas como digitais.

Já vi falar q porta analogica pode ser usada como digital mas ai passa de 54...
é isso q ta me deixando louco!!! é por isso que pergunto "Afinal o Arduino mega tem quantas portas?"

ele tem 54 portas digitais e 16 analógicas que PODEM ser usadas como digitais, o que te da o total de 70 portas.

Tá... eu acho q não me expliquei direito, eu preciso saber quantas portas eu posso usar como digitais...
até agora o pessoal tem me ajudado bastante mas minhas contas não fecham...
pois no soquete de portas digitais são 32 mais 14 pwm e mais 16 analogicas portanto 62 portas.
E agora?

Quais são as 54 portas digitais?

"Apesar de ser possível, não é recomendável utilizar as portas 0 e 1 pois elas estão diretamente ligadas ao
sistema de comunicação do Arduino (pinos RX e TX { recepção e transmissão, respectivamente) e, por isso,
seu uso pode conflitar com o upload do software. Caso queira utilizá-las, certifíque-se de desconectar quaisquer
circuitos conectados a ela no momento do upload." (Curso de Arduino Alvaro Justen)

http://www.cursodearduino.com.br/apostila/apostila-rev4.pdf

Mais uma coisa q eu achei...

"1.6.2 Portas analógicas

Além das portas digitais o Arduino possui as portas analógicas. Ao contrário das portas digitais, as portas
analógicas são apenas de entrada e nelas podemos ter como entrada infinitos valores de tensão (delimitados
na faixa de 0V a 5V)." (Curso de Arduino Alvaro Justen).

Assim eu fico louco de vez!!!

São 54 entradas/saidas. Já disse e peguei referencia no site oficial, que é o que vc deveria ter feito antes de vir aqui perguntar.
Já disse tambem que vc pode aumentar esse numero, vc disse que esse projeto seu precisa de muitas e nao disse nem quantas precisa.
Poderia encerrar esse seu topico pois existem outras duvidas mais sérias que ainda nao receberam respostas. A sua ja foi respondida.
Todas as entradas estao devidamente identificadas com seus numeros de 0 a 53.
Se vc tiver duvidas olhe nessa foto que tambem é do site official e vc poderia ter procurado antes de vir perguntar.

Encerrado o topico.
Pesquise antes de vir perguntar na proxima vez.

Eu estou te afirmando: "Você tem 62 portas para ser utilizadas como digitais."

A porta 0 e 1 é o TX/RX do USB do Arduino Mega. Se você for precisar utilizar serial, aí você não vai poder utilizar essas portas senão, ela é uma porta como outra qualquer. As portas analógicas, sim são analógicas e medem deste jeito que o cara do curso falou(0-5v = 0-1024 no analogRead()), mas ela pode ser utilizada como digital, então sim, vc pode usar elas como digitais.

Mais informações sobre as portas analógicas(aqui explica como transforma-las em digitais):

Caro ViniciusPolo por favor perdoe-me se de alguma forma te ofendi. Mas acho que ao particpar de um forum vc deve ter em mente que vai encontrar pessoas não muito inteligente, que é o meu caso.
Desculpe-me todos que sentiram-se igualmente ofendidos.

Obrigado a todos que tentaram me ajudar, especialmente o Wagner Sartori Junior pois as suas informações foram de grande valia.

Abraço a todos.

Eu nao disse e muito menos quis insinuar que vc é burro.
Apenas achei desnecessaria de mais a discussao. Mas é minha opiniao e como todos aqui estou livre para deixar clara.
Nao me ofendeu e tao pouco quis te ofender.
Enfim, fique a vontade para perguntar o que quiser, mas tambem as pessoas possam responder o que quiser.

a resposta é simples: http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc2549.pdf

Na verdade o microcontrolador ATMEL - ATMEGA1280/2560 pode admite que o chip utilize as portas analogicas como digital, mas o compilador ARDUINO NÃO PERMITE ISSO . Caso você necessite utilizar as mesmas como portas para atender a demanda do seu projeto, sugiro que você mude para o compilador CODEVISION AVR, assim você descobrira porque o Atmel é o super processador que ele é ...
Abraços