Ajuda com Controlador de Motor

Ola pessoal sou novo aqui no forum. Meu projeto precisa de motores e entao vi que preciso usar um contolador de motor. Achei esse circuito e queria uma ajuda de vocês quanto ao uso dele no arduino. É um circuito seguro ? posso usar motor de 3v ou 6v ? Eu poderia muda de 12v para 9v ? Poderia usar optoacoplador nas entradas para o arduino ? Como poderia utilizar os motor por PWM? Gostei dele pois é custo benefício. Desde ja agradeço a todos.

Sim, mas que tipo de ajuda? Poderia ser mais claro?

:~ :roll_eyes:

Desculpa. Corrigi a pergunta. Posso usa-lo no arduino? É um circuito seguro ? posso usar motor de 3v ou 6v ? Eu poderia muda de 12v para 9v ? Poderia usar optoacoplador nas entradas para o arduino ? Como poderia utilizar os motor por PWM?

Acho que se baixar a tensão pra 9 volts vai ter que mexer nos resistores de polarização, q5 e q8, eu colocaria uns diodos em anti paralelo com q1, q2, q3, q4 por causa do efeito dv dt, pode usar opto-acoplador, particularmente neste circuito não vejo necessidade!

8)

Eu uso este circuito

circuito da ponte h.jpg

Olá, eu sou novo por aqui e tb sou novo nesta coisa do arduino, vi um amigo a trabalhar com isto e fiquei entusiasmado. Adequiri um KIT, este aqui: http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=961. e comprei tb um arduino Uno e um motor shield. será que alguem me podera ajudar com o código para poder por isto a funcionar. tb comprei um sensor o distancia por IR. Alguem me ajuda com o código? Obrigado.

Olá,

Estou mesmo a chegar a este fórum e ao tema de projectos de robotização e vou seguir atento todas estas questões. Creio que já vi referências a vários livros que tratam do assunto.

Sucesso no Magician!

Existe um parecido com uso de energia solar... :astonished: