Ajuda com Controle IR que "Aprende"Códigos sozinho...

Bom dia amigos do Forum, sou novo aqui e sou novo no mundo do Arduino tmb...
Tenho alguns projetos que eu estou tocando aqui em casa para fins de aprendizado
e até usa-los aqui em casa...
No momento estou tendo uma dificuldade tremenda em implementar uma forma autônoma
do Arduino Ler um código IR, armazena-lo e posteriormente usar esse código...

Fiz um sketch de um controle remoto usando a lib IRRemote, no meu código eu tenho 5
botões, que ao serem pressionados enviam um código IR pré-programado que controla certas
funções da minha tv...
Meu problema é o seguinte, se eu quiser re-configurar esse controle remoto, eu tenho que ir lá no sketch e modificar manualmente os códigos IR de cada botão e recompilar...

Será que existe uma forma de eu colocar um receptor de IR no meu projeto e a partir desse eu pudesse ler e armazenar os códigos referentes a cada botão direto no arduino?? Sem eu precisar re-compilar meu sketch com os novos códigos??

Espero que vcs entendam minha dúvida, não espero que alguém venha aqui e me de a "receita" de como fazer... mas gostaria de um ponto de partida, pq eu não sei bem por onde começar...

Obrigado a todos e é um prazer estar aqui!

Viva gabriel_bjj! Bem-vindo ao fórum. Pelo que percebi pode usar a EEPROM ou um cartão SD para guardar esses códigos, em vez de os armazenar no código.

Boa noite amigo! Eu pensei em realmente fazer isso...
Estou aqui dando umas olhadas nos códigos que manipulam a EEPROM para ver como
vou fazer para gravar os códigos nela...

Obrigado pela ideia, vou dar uma estudada legal aqui!
Abraço!