Peço desculpa pela pergunta que pode não fazer muito sentido mas não estou a perceber qual o motivo.
Queria controlar um antigo carro RC com o Arduino (coisa que já fiz com um outro e correu muito bem).
O carro tem 2 pontes H como é normal, uma para o motor e outra para a direção. Removi o IC original e apenas identifiquei as saídas para controlar o Motor e Direção.
O IC é este (mas sem informação na net):
No entanto os pinos de controlo são o 8 e 9 (Esquerda\Direita) e 5 e 6 (Trás\Frente).
Soldei uns fios e testei o circuito com uma fonte de ~5V, ligando-a nos mesmos sitios originais da alimentação do circuito:
Tudo Ok, se aplicar sinal GND nos fios que identifiquei as coisas funcionam bem.
Acontece que, como tenho de usar 2 tensões\fontes diferentes para controlar o motor\direção e o arduino usei:
=> Fonte 9V para alimentar o circuito com os fios originais
=> Fonte 5V para alimentar o arduino e controlar os fios\inputs no circuito
=> Ambos os GND das fontes ligados.
Cheguei à conclusão que nada funciona como antes, ou seja, o motor e direção tanto funcionam com GND como com +5V.
Isto porque as tensões são diferentes, se ambas as fontes forem de +5V apenas funciona com GND, mas com tensões\fontes diferentes tanto funciona com GND como com +5V.
Seguir o circuito é algo complicado mas tentei e parece-me que é algo como isto:
Estão a ser usados (por exemplo para a direção) 4 Transtirores:
2x PNP A950
2x NPN C2500
Os fios que utilizo para controlar ligam através de uma resistência aos A950.
Para controlar apenas estou a ligar 1 fio (entrada) de cada vez. Por exemplo, na direção:
Pino 8: GND - (ON)
Pino 9: Desligado
e as rodas viram para a Esquerda.
Com a 2ª fonte tudo fica trocado:
Pino 8: com GND ou +5V fica ON
Pino 9: Desligado
O problema disto é que não consigo nunca desligar, o Arduino quando envia LOW (0V) liga, quando vai para HIGH (+5V) liga também..
Alguma sugestão? Obrigado.