Aqui vou eu novamente, tenho pesquisado sobre a implementação de um RTC no Attiny85. Buscando informação com o
johnwasser ele me informou que eu poderia utilizar um cristal de 32.768 kHz para isso. Eu tenho que setar algum fuse para isso? Ou basta eu colocar o cristal com capacitores nos pinos XTAL1 XTAL2 do Attiny? Este Attiny está configurado para 8MHz (via Arduino UNO ISP).
Tens de mudar os fuses para usar um cristal de baixa frequência.
O problema está que depois tens de ter cuidado na programação, porque o código vai rolar muito lento.
Também terás de gravar o programa sem usar o bootloader, ou seja, precisas dum gravador ou meter um arduino como isp.
Tens uma thread com código para implementar um rtc aqui no fórum com o atmega168/328 que dará para aproveitar córigo.
bubulindo:
Tens de mudar os fuses para usar um cristal de baixa frequência.
Era o que eu temia, essa parada de fuse ainda está meio obscura para mim!
O problema está que depois tens de ter cuidado na programação, porque o código vai rolar muito lento.
Também terás de gravar o programa sem usar o bootloader, ou seja, precisas dum gravador ou meter um arduino como isp.
Isso eu já fiz, Meu arduino UNO tá como ISP e eu estou fazendo uns testes.
Tens uma thread com código para implementar um rtc aqui no fórum com o atmega168/328 que dará para aproveitar córigo.
Nota que este código está feito para um chip a funcionar com uma frequência qualquer e com um cristal de 32kHZ ligado nos pinos TOSC que vão dar ao Timer2.
No entanto, o algoritmo para contar o tempo parece-me estar correcto. Pode é ser pesado demais para um chip a correr com uma frequência tão baixa.
Falta documentação... eu sei... Vou tentar fazer um tutorial para isso quando o meu tempo permitir.