[ Ajuda ] Idéias

Possuo um Arduino MEGA 1280, e uma Shield LCD 16x2 com Teclas, estou querendo fazer um projeto de conclusão de curso para o senai, mas não tenho muitas idéias, pensei em Automação Residencial com maquete de uma casa... mas fica difícil pois onde eu moro não encontro servos. Enfim gostaria de idéias sugestões, e também alguns sites onde eu ache Shields.

Queria saber como usa sensor IR, para receber sinais do controle remoto tipo da TV. pois tenho um mas não consigo ler nem com analogRead(); nem com digitalRead(); ...
Vlw

Não sei quanto sabes nem do quê, mas fazer uma biblioteca de interface ao LCD e teclas seria algo que, se avaliado no campo de programacão de microcontroladores, daria uma nota interessante. Se pesqiusares no fórum um dos utilizadores (liudr) já realizou algo desse género. Aparentemente é algo simples, mas quando se pensa um pouco mais e se tenta fazer algo mais flexível os problemas comecam. :wink:

Mas se queres fazer algo que envolva movimento, podes tentar arranjar motores de passo. Estes são mais simples de encontrar, quanto mais não seja numa impressora velha. Um motor de passo faz mais ou menos o mesmo que um servo, mas de forma pouco suave.

Em termos de shields, existem imensas hipóteses... mas o melhor é pensar primeiro no que pretendes e só depois partir para o hardware.

Podes por exemplo, tentar fazer um servidor que envie para a web (pachube ou um servidor PHP com um script teu) dados sobre a tua casa. Temperatura, luminosidade, electricidade consumida. Podes também procurar por google energy monitor e eles possuem ferramentas para fazer gráficos e tudo com uma API web. Aqui no fórum, também existe quem tenha feito isso e tem documentacão.

Podes também controlar luzes com o Arduino, basta que arranjes um relé de estado sólido ou relés para o fazer.

Para comunicares com o teu comando de TV tens de utilizar o protocolo RC5:

http://users.telenet.be/davshomepage/rc5.htm

bem interessante mas ainda não sei nem por onde começar para criar bilbiotecas, sou bem experiente com algorítimos mas ainda não conheço muitas funções e bibliotecas de C....
alguma outra idéia?

Olá.
Um sistema de alimentaçao de animais de estimaçao automático!
Quero fazer algo assim no futuro, mas por enquanto estou sem tempo.
Vc poderia fazer e depois postar aqui os resultados e métodos. :smiley:
Algo como um dispenser de raçao automático e ainda se sobrar tempo um para água.
Um sistema de hidroponia automático! Outro que quero fazer.
Um sistema de irrigaçao inteligente, pegando a previsao de chuva e evitando regar nos dias que choveram e que vai chover!
Ainda regando durante a madrugada para economizar energia!
Um sistema de medir quanto se gasta de água e energia no chuveiro!
Enfim, muitos projetos legais que se pode fazer.
Espero que escolha algum bem legal e depois disponibilize pra gente!

BOEIRA:
Possuo um Arduino MEGA 1280, e uma Shield LCD 16x2 com Teclas, estou querendo fazer um projeto de conclusão de curso para o senai, mas não tenho muitas idéias, pensei em Automação Residencial com maquete de uma casa... mas fica difícil pois onde eu moro não encontro servos. Enfim gostaria de idéias sugestões, e também alguns sites onde eu ache Shields.

Queria saber como usa sensor IR, para receber sinais do controle remoto tipo da TV. pois tenho um mas não consigo ler nem com analogRead(); nem com digitalRead(); ...
Vlw

Uma ideia boa(e simples) é essa:
http://openenergymonitor.org/emon/node/58

Basicamente você coloca o sensor não invasivo em torno de um cabo elétrico e captura os dados de consumo.
Você pode então criar um sistema (PHP, Visual Basic, ou qualquer linguagem que queira) para tratar estes dados e montar gráficos de consumo diário.