Ajuda-me no meu projecto

Olá pessoal
Eu quero criar um projecto, que vai ligar um depósito de água ao arduino,para que, através dos sensores "dois fios de cobre ",verifique o nível de humidade e a temperatura ambiente "com o sensor DHT11". Se o nível tiver abaixo,o depósito dispara-rá água dentro do depósito.
Agradeço todo o tipo de ajuda e opiniões :slight_smile:

Queres ver humidade ou nível?

Não podes meter o dht na água.

Quer medir a umidade da água????? Com dois fios de cobre????

Que tipo de ajuda precisa?

Olá pessoal

Através dos sensores "dois fios de cobre "quero verificar o nível do depósito de água,o nível de humidade quero verificar "com o sensor DHT11 .

exemplo em baixo :
Como vai ficar os sensores nível com fios de cobre, só quero quando tocar no fio no top vai saber que o deposito ta cheio, senão se tiver no nível do fio debaixo vai mandar uma mensagem no pc, que precisa de encher o depósito

Agradeço todo o tipo de ajuda :slight_smile:

prt1.jpg

O tanque é metalico?

olá Hugo

Não ,eu vou utilizar tanque de plástico .

Agradeço todo o tipo de ajuda :slight_smile:

Colocas no fundo do tanque um outro eletrodo no qual aplicas uma tensão.A agua ira fechar o circuito ao mover-se ao longo do tanque.Caso detetes tensão no eletrodo de baixo significa que tens agua ate esse eletrodo ou acima dele. Com isso consegues saber se o tanque tem agua ou não.Se também detectares tensão no eletrodo de cima sabes que o tanque esta cheio ...
É só ler os eletrodos para teres uma visao do fuido no tanque ...

olá Hugo
Problema que não sei fazer isso em código, estou confuso em razão a isso.
Eu já tenho parte da humidade feita , só falta fazer parte de saber o nível de água.

Um Abraço :slight_smile:

Problema que não sei fazer isso em código, estou confuso em razão a isso.

Primeiro de tudo a parte eletrônica.
Faz o teste para veres com que gama tensões estas a lidar.
Colocas 12 VDC no fundo do tanque e depois medes qual a tensão que surge nas varias sondas ( na que mede o fundo do tanque e na do topo do tanque) ao encheres o tanque.
Ao fim de teres essas valores de tensões viras-te para "acomodar" esses valores na entrada analógica do teu Arduino.Podes necessitar de amplificação ou não dependendo da resistividade que a agua ira causar, nao tenho a certeza mas ela pode andar na ordem dos Mega Ohms , o que se assim for tens de amplificar o sinal para algo que o arduino possa ler e considerar que algo "mexeu" os bits do ADC
Podes tambem ter outra abordagem sem ser com o ADC ja que se a sonda for excitada podes considera-la a 1 num pino digital ou se nao tiver nada considera-la a 0.No entanto para aplicares a sonda a um pino digital tens de fazer um circuito que quando detecte algo na entrada coloque 5V na saída e quando nao detecta nada 0V na saída.Procura por ampop em modo comparador...
Faz o teste e coloca aqui os resultados

olá Hugo

olha já tenho o circuito feito no fritzing , so que não sei se ta certo pode-me ajudar sff
O código para verificar a humidade já esta feita so me falta fazer pra verificar o nível de agua

ta aqui exemplo :
Um abraço :slight_smile:

Porque não ligas o terminal do nível a uma entrada analógica?

Toma lá um circuito desenhado só para ti :

R1 é 4k7 a 10K

R2 é 10K a 47K

Quando não tocar água entre os fios o nivel do pino é HIGH (1).

Quando a água tocar os 2, é LOW (0).

Podes usar qualquer pino digital, tens é que definir como INPUT com o PinMode.

Não precisa ser em pull up, pois a resistencia já o faz..

Espero que ajude :slight_smile: