AJUDA URGENTEMENTE

boas parceiros. Estou no meu 12ºano no curso técnico de gestao de equipamentos informaticos e terei de realizar a PAP. O meu projeto de PAP consiste numa fechadura capaz de trancar e destrancar através de SMS. Estou na fase de comprar o material e a minha dúvida é saber se o Arduino GSM Shield - Integrated Antenna substitiu o arduino uno ? ou irei precisar dos 2 ?
por favor malta, alguém que me ajude, não percebo muito do assunto, apenas sei que preciso de um arduino , um modem de rede e de um servo motor. se alguem souber de mais algo que precise que diga, estou disposto a ouvir todas as sugestões

Os shield vão se encaixar no Arduino Uno. Precisa dos dois.

Tempo.

por favor malta, alguém que me ajude, não percebo muito do assunto, apenas sei que preciso de um arduino , um modem de rede e de um servo motor. se alguem souber de mais algo que precise que diga, estou disposto a ouvir todas as sugestões

Se nao percebes muito entao como queres fazer essa PAP e apresenta-la?
Vais te sentir confiante quanto de perguntarem o funcionamento dela?

nao percebo muito pois nunca trabalhei com arduino, mas pelo que vi não é muito dificil :s . penso que me sentirei confiante e pronto ao apresenta-la porque a pap vai ser desenvolvida por mim, mesmo não percebendo nada vou fazer os possiveis e impossiveis para que ela funcione!

Se não é muito difícil, que estás aqui a fazer?

Não achas que te estás a contrariar? Dizes que nunca trabalhaste com ele, mas que não é muito difícil apenas olhando a uns exemplos na net?

E qual é a tua dúvida em concreto?

Se nunca mexeste nisso, porque é que te vais pôr a mexer agora para algo importante?

• pessoal estive fora e não tive como vir aqui "dando noticias" *

estou aqui para ver se alguém que perceba mais que eu me possa dizer algo que eu não saiba , uma ajuda relativamente ao meu projeto.

nunca trabalhei com um arduino, apenas trabalhei com pascal, relativamente a arduino apenas tive uma aula e pelo que vi através do meu stor não me parece dificil mas posso estar enganado.

porque utilizar um arduino para a pap ? porque sinceramente não considero um site uma pap e esta foi a ideia que tive e agradou-me bastante e quero realmente faze-la até para "calar" o meu diretor de curso.

Bem, tudo o q for um shield precisa de um arduino, tem sempre isso em atenção!
Não percebo o porque do modem de rede.

So vais precisar de um servo + arduino + GSM shield (com um cartão de telemovel para receber as sms).
Mas tambem te digo, esse projecto vai ser tipo:

IF(existe_sms == true){
      sms = lersms():
      if(sms = "abrir")
             rodar_servo(45º);
      else
            rodar_servo(0º);
}

Projecto de pap feito :*

é assim tão fácil ?
tenho duvidas é na compra do servo , tenho de comprar um servo com força para conseguir rodar a fechadura

O codigo do tsunamy_boy parece facil porque nunca na vida funcionaria ja que nao e codigo funcional, mas pseudo-codigo... o facto de tu nao teres percebido que aquilo era no fundo pseudo-codigo leva-me a crer que tu nao tens mesmo ideia do quao dificil sera.

Que tipo de fechadura e? Tenho ideia que o servo nao tem muita forca... e para algumas fechaduras e precisa forca. Claro que podes sempre usar uma engrenagem para aumentar o torque e perder um pouco na velocidade...

a fechadura é igual a esta https://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2280&productid=12602&sid=0 . pois eu também tenho duvida é no servo , se terá força para trancar e destrancar. quando falas em engrenagem, como assim ?

Essa fechadura e um pouco... como dizer... manual.

Duvido seriamente que um servo tenha binario para actuar uma dessas fechaduras. Depois ainda nao explicaste como vais acoplar o servo a fechadura. Para alguem que nao sabe o que e uma engrenagem/caixa redutora/transformador mecanico, etc... adaptar um motor a uma fechadura dessas nao e simples.

Comeca por pensar na forma de ligares o motor a fechadura... depois de teres isso, mudares o motor deve ser simples.

Eu se fosse a ti ficava-me pelo que sei e nao tentava mostrar ainda mais do que nao sei aos professores.

Ainda para mais, o que e que uma fechadura tem a ver com gestao de material informatico??? O que e gestao de material informatico??

Se querias mesmo impressionar o director do curso eu acho que tens projectos bem melhores do que esse...

Podes ver o estado de servidores com o Arduino e estando um com problemas, actuar uma buzina/luz/mandar email/SMS...

Podes fazer um SCADA para controlo de temperaturas duma quinta de servidores... aqui, como nao tens uma quinta de servidores, podias dar aso a imaginacao e tentar criar por ti mesmo um sistema como Facebooks e google usam em que aproveitam energia natural para o fazer.

Podes imaginar um sistema de aquecimento caseiro baseado numa quinta de servidores tambem... tirar o calor dos computadores para serem aproveitados em ambiente familiar (este nao e de todo um grande exemplo, mas tem pormenores interessantes).

Podes fazer um sistema de "insturmentacao" caseiro que meca o consumo de energia/estado das divisoes, etc... e coloque numa base de dados e depois mostre essa informacao num site ou programa.

Tudo isto sao opcoes validas para um trabalho de final de curso bem mais puxadas que uma fechadura... mas acima de tudo com mais afinidade ao que supostamente sabes. E que se nao entendes o que quis dizer com engrenagem neste contexto, nao estou a ver um bom fim para este projecto.