Alarme - Casa

Olá a todos.

Estou neste momento a fazer um projecto\alarme para implementar em casa :) :D Basicamente tem 3 partes: porta frente + porta trás + caixa de controlo (c\ arduino): imagem-exemplo

Na porta de trás: - Led (alerta) - Buzzer - Sensor PIR - Sensor distância HC-SR04 - Sensor temperatura

Na porta da Frente (quase tudo igual): - Led (alerta) - Buzzer - Sensor PIR - Sensor distância HC-SR04 - Sensor LDR

O sistema de controlo vai ser um 'arduino' (numa versão inventada por mim), que recebe os dados dos sensores, mostra info num LCD e ativa qdo necessário: - Relay -> Liga\Desliga Luz porta Frente - Relay -> Liga\Desliga Luz porta Trás - Sirene 9v

As ligações até à caixa de controlo são feitas com cabo RJ45.

Testes aos sensores a instalar em cada uma das portas da casa: -Versão c/ sensor temperatura: http://youtu.be/CQIQZeLbujc

-Versão c/ LDR: http://youtu.be/xVY_6UJuKBA

Questão: Como fonte de alimentação vou usar um transformador AC->DC 9v (o consumo não deve ser exagerado), os 9v vão alimentar diretamente a sirene e os buzzers e vou usar um step down converter para alimentar o ATMega328 e todos os sensores a 5V.

A minha questão é relativamente a esta parte da alimentação, em caso de falha de energia preciso de ter uma bateria que fique temporariamente a alimentar todo circuito. Que me recomendam? Sinceramente não sei como fazer um circuito nem que bateria usar, mas era útil porque conseguia ter tudo a funcionar mesmo que durante uma trovoada a electricidade fosse abaixo..

Pesquise por “backup battery”. Aqui tem um exemplo:

Fiquei 2 questões: :~

• Neste circuito da imagem, supostamente os 12v alimentam a carga\circuito existente. Entram os 14v e o regulador devolve 12v, como a bateria de backup é também de 12v ela não será descarregada? Pois a tensão da alimentação principal tem de ser superior não é?

• A minha alimentação principal é de 9v, estou a pensar em colocar uma bateria (de mota) como backup mas como só encontro baterias de 12v devo ter o problema mencionado no ponto anterior (é superior que a alimentação principal). Como posso contornar esta situação? usando um relé (ligado ativa a fonte de 9v e desligado a de 12v)?

Acho que basta colocar um regulador na saída como nesse outro esquema:

Aqui tem outro: http://www.hobby-circuits.com/circuits/power-supply/dc-power-supply/218/an-alarm-power-supply-with-battery-back-up

Em vez de usar um circuito para ter uma bateria de backup, será funcional usar um relé? Por exemplo ter um relé de 9v ligado ao transformador do projecto, na ligação COM ligo a carga\alarme, ligação NA o transformador 9V e na NF a Bateria de backup.

Em vez de usar um circuito para ter uma bateria de backup, será funcional usar um relé?

Sim também funcionará, quando perderes a alimentação da rede o rele desarma e o circuito passa a receber alimentação da bateria. Coloca um condensador de uns 2200 uF na linha de alimentação para que quando o circuito comutar para a bateria a tensão se mantenha por uns milissegundos com a carga do condensador.Este tempo claro esta varia com a necessidade de corrente que o teu circuito exige

Vou ter uma bateria de backup de 8.4V (feita com pilhas recarregáveis de 1.2V), vou também monitorizar a voltagem para saber qdo está com pouca carga, para não haver consumo constante devido à monitorização, sei que pode ser usado um Mosfet.

Encontrei um esquema: (fonte: http://www.microbuilder.eu/Tutorials/Fundamentals/MeasuringBatteryVoltage.aspx)[/i]

Posso usar este esquema para a minha bateria? Para apenas ligar o circuito qdo precisar? O transistor tenho aqui uns quantos BC517 que tb deve dar, qto ao resto é que não sei se posso usar. A parte do ADC eu já tenho a funcionar, queria apenas acrescentar um esquema com um Mosfet.

Olá de novo, no projecto estou a usar uma placa de relays igual a esta: imagem Estou a alimentar todo o circuito com 5V, acontece que quando os relays se ligam a alimentação aos restantes componentes sofre uma quebra, passa a ser de ~4.6 ou 4.7V o que por vezes causa erros na leitura dos valores dos sensores (Sonar por exemplo) e o LCD fica quase apagado, quando os relays se desligam volta ao normal. Como posso ultrapassar? Já testei colocar um condensador de 220uF junto à alimentação da placa mas não resolveu.

A placa tem uma opção de ser alimentada por uma fonte externa, será preciso?

A placa tem uma opção de ser alimentada por uma fonte externa, será preciso?

Sim separa as alimentações. Cada rele consome um pouco, o que faz com que se ligares vários é só somares o "sumo" que necessitas para os teres atracados. Para saberes ao certo podes medir o valor da resistência do enrolamento do rele e com a lei de ohm( I = V/R) sabes quanto ele consome.Multiplicas isso pelo numero de reles para saberes quanta corrente necessitas para teres todos atracados. O que relatas é sinonimo que não tens corrente suficiente para eles, já que se exigires mais corrente na carga a tensão vai baixar.

Ok, vou ter pensar então como posso fazer. Tenho um transformador 9V 2A que depois com um stepdown forneço 5V a estes componentes (relés incluídos), se calhar tenho de os alimentar mas sem ser através deste stepdown, tenho de testar.

Obrigado.

Quantos reles estas a usar? O que vais comutar no rele? Já pensas-te em poder usar FET's ou reles de estado solido?

são 2 relés apenas, e vão comutar lâmpadas de 220V, na breadboard está a funcionar mas reparei nesta questão da alimentação

são 2 relés apenas, e vão comutar lâmpadas de 220V,

Ok então opta pelos reles como tens.No entanto a board que tem os reles se não em erro ela recebe uma alimentação externa de 5V também.Tenta dedicar um 7805 apenas para esses reles e alimenta o resto(sensores, arduino) com outro 7805.

Obrigado pela dica, vou testar fazer isso e ver como corre :)