Alarme Paradox e Arduino Mega

Olá, tenho um sistema de alarme Paradox, que já estava instalado aqui em casa quando me mudei, mas não tenho as senhas de acesso dele e estava pensando em utilizar os sensores que já estão cabeados junto com o arduino.

Hoje tentei ligar um desses sensores de movimento (PIR) no arduino mas não tive sucesso... achei algumas informações na internet sobre circuitos normalmente fechados e normalmente abertos mas não foi o suficiente para mim.

O PIR tem 6 conectores -12 | +12 | RELAY | RELAY | TAMPER | TAMPER

fazendo um teste básico liguei um LED aos conectores RELAY e percebi que o LED que eu coloquei, quando estava na polaridade correta, acendia junto como LED do sensor, então liguei o positivo a um pino digital, mas não consegui fazer a leitura correta. Tentei utilizar um resistor pulldown, mas também não consegui..

Esse era o código que eu estava utilizando:

int lightPin = 13; // choose the pin for the Light
int inPin = 36;   // choose the input pin (for a pushbutton)
int val = 0;     // variable for reading the pin status

void setup()
{
  Serial.begin(9600); 
  pinMode(lightPin, OUTPUT);  // declare Light pin as output
  pinMode(inPin, INPUT);    // declare sensor pin as input
}

void loop()
{
  val = digitalRead(inPin);  // read input value

if (val == HIGH)
  { 
    // check if the input is HIGH (I see you)
    digitalWrite(lightPin, HIGH);  // turn pin that activates lights on
    Serial.println("Motion Detected"); 
  }

else
  {
    digitalWrite(lightPin, LOW);  // turn pin that activates lights off
    Serial.println("Motion OFF"); 
  }

delay(100);
}

Alguém tem alguma ideia?

Obrigado.

Tens um esquema de como ligaste os pinos do relé?

Alimentaste-o com o Arduino?

O Arduino ainda funciona?

o sensor está sendo alimentado pela bateria 12v do sistema de alarme, o arduino está funcionando, eu nao sei como ligar o sensor no arduino, eu liguei os dois fios do relay a um Led, ele acende quando o sensor detecta movimento, peguei o polo positivo e liguei o cabo no pino digital 36... mas nao deu certo...

Desliga os fios que tens nos terminais do relay.

Pega num multimetro e mede a tensão que tens nesses terminais.

O LED não acende sem tensão, e 12V são suficientes para queimar o Arduino... logo tens de ter cuidado.

testei novamente e o arduino está funcionando... o LED que eu coloquei para testar acendia bem fraco, por isso resolvi ligar ele direto no arduino...

infelizmente não tenho um multimetro, mas se o LED está acendendo quando o sensor detecta o movimento, como posso usar esse sinal no arduino?

O que me preocupa é saber de onde vem a tensão que tens nos pinos do relay... 12V é suficiente para queimar o arduino...

Sem multimetro não dá para saber que tensões tens aí... Quando ligaste o LED, desligaste os fios que se vê na foto?

Quando eu coloquei o LED os fios do RELAY estavam conectados. Para testar eu tirei o sensor da parade e liguei ele direto na bateria 12v do sistema de alarme, mas aí o LED não ligava, então deve vir alguma corrente baixa por esses fios, talvez tenha alguma coisa a ver com o fato de ser um sistema NC? não?

Boas. Os sensores de alarme funcionam da seguinte forma. Existe habitualmente 3 ligações nos sensores. A alimentação (a qual estás a usar a alimentação externa), o contacto Relay (ou Alarm depende dos modelos) e o tamper. No contacto Relay, ele é livre de tensão e está normalmente fechado em repouso. Caso detecte movimento o contacto abre. O contacto Tamper, está normalmente fechado caso a tampa esteja colocada, caso seja retirada ele abre. Para dares sinal ao Arduino não podes fazer um pull Down normal. Ligas uma resistenca de 10K entre a massa e o pin que vais usar. Depois mandas os 5V para um dos contactos do Relay e o outro ligas ao pin. Em principio deve funcionar. Ou seja, em repouso o sensor vai estar a enviar 5V para o Arduino, caso detecte movimento, o contacto abre a faz o pull down pela massa.

os fios que estão vindo do sistema de alarme e estão conectadas ao sensor pelo relay tem corrente, quando eu ligo o LED direto nos dois fios que vem do sistema ele acende, quando os fios passam pelo senso, daí ele só liga com o movimento que é o funcionamento normaly closed certo?

eu não entendi o que você quis dizer com massa, pode ser qualquer um dos fios certo?

Vou tentar explicar de uma forma mais simples.

Aos +12V ligas o positivo da bateria Aos -12V ligas o negativo da bateria

Penso que até aqui tudo bem pois já experimentas-te e parece que o sensor está a funcionar.

Em relação aos contacto Relay, tens de desligar os fios que vêm da central de alarme. Se os deixares ligados é natural que tenham tensão nesses pontos.

Depois de desligar os fios do Relay, podes confirmar com o multímetro que nos mesmos não têm tensão. Normaly closed - significa que em repouso, caso não detecte movimento os dois pontos do Relay estão fechados. Quando detecta movimento o mesmo abre o circuito.

Para o que precisas cá vai um resumo.

Ligar os 12V com as polaridades respectivas. Desligar os fios existentes do Relay. Ligar a um dos pontos do Relay os 5V provenientes do Arduino. Ligar o outro ponto do Relay a uma entrada lógica do Arduino. Entre essa mesmo entrada lógica e a massa(ou seja o ponto negativo do Arduino, visível como GND) uma resistência de 10K.

Está mais simples? :)

O teu Arduino vai ler sempre em HIGH quando o detector estiver a não detectar movimento e vai passar a LOW enquanto estiver a detectar.

Qualquer duvida diz.

agora deu certo! muito obrigado!

agora para ligar daca sensor eu preciso fazer essas conexões correto?

posso pegar um dos fios que vai para o relay de cada sensor, juntar todos e enviar 5v? o arduino não vai conseguir alimentar os 5v para todos os sensores né? vou precisar de uma fonte externa? e para o outro fio vou precisar de um resistor para cada, certo? só dessa forma eu vou conseguir fazer a leitura individual dos sensores? porque não consigo usar a corrente que já vem pelo sistema do alarme? será que a corrente é muito baixa e não consegue passar o resistor de 10K?

obrigado!

Carmolim,

Todas as tuas perguntas podem ser respondidas com um multímetro. Podes alimentar o sistema usando os 5V do arduino, se a corrente estiver dentro das especificações do regulador de tensão, mas creio que seja mais interessante outra fonte, de tensão igual a 5v e maior corrente (amperagem).

Sim, você terá de usar uma porta para cada sensor e um resistor para manter cada porta em baixa.

Sobre a energia do sistema de alarme, precisaríamos saber qual é ela, e aqui entra novamente o multímetro. O resto seria suposição.

acho que já passou da hora de comprar um multímetro, você tem algum modelo para indicar? outra dúvida qual é o limite de corrente e voltagem suportada pelo input do arduino? obrigado!

Sim, um multímetro é essencial! Eu tenho um minipa, não me recordo agora o modelo (ele já tem mais de 15 anos ^^), mas depende do que você vai usar, veja as funções e os preços e o que te cabe.

Acabei de indicar esse link em outro post, considero o máximo de 20mA por porta e 100mA para o conjunto de portas com o mesmo endereço, mas prefiro gastar uns transistores ;) ...no link tem mais detalhes. http://playground.arduino.cc/Main/ArduinoPinCurrentLimitations veja também as especificações das boads, é importante: http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno

Creio que o máximo que o regulador do arduino oferece (na porta 5v) é 500mA, é preciso verificar essa capacidade e o quanto ele vai esquentar com essa corrente. Então, creio que o melhor seria você usar o Vin (que é a mesma entrada externa do arduino, antes do regulador) e usar um outro regulador de tensão, ou então uma fonte separada para para os sendores pode ser o ideal.

carmolim: agora deu certo! muito obrigado!

agora para ligar daca sensor eu preciso fazer essas conexões correto?

posso pegar um dos fios que vai para o relay de cada sensor, juntar todos e enviar 5v? o arduino não vai conseguir alimentar os 5v para todos os sensores né? vou precisar de uma fonte externa? e para o outro fio vou precisar de um resistor para cada, certo? só dessa forma eu vou conseguir fazer a leitura individual dos sensores? porque não consigo usar a corrente que já vem pelo sistema do alarme? será que a corrente é muito baixa e não consegue passar o resistor de 10K?

obrigado!

Boas.

Podes ligar em serie os contactos Relay dos detectores. Ou seja, ao primeiro detector a um dos contactos ligas os 5V do Arduino, do segundo contacto ligas ao primeiro do segundo detector... e por aí fora, no ultimo detector mandas para a porta do Arduino. Os 5V do Arduino não são para alimentar os detectores, para isso tens de usar uma fonte externa, mas podes ligar os contactos Relay em serie de quantos quiseres que funciona. Se forem todos ligados em serie só precisas de uma resistência.

joaquim_lopes: Se forem todos ligados em serie só precisas de uma resistência.

Verdade, ai não importa qual sensor disparou.

Só é interessante usar portas distintas se for executar ações distintas para cada sensor. ^^

Mortis: Creio que o máximo que o regulador do arduino oferece (na porta 5v) é 500mA, é preciso verificar essa capacidade e o quanto ele vai esquentar com essa corrente.

Retormando, encontrei esse site, fizeram uns testes http://australianrobotics.com.au/news/fuelling-your-arduino-why-you-should-use-an-external-power-breakout

É preciso ter em conta a diferença de potencial que o regulador vai provocar para se ver completamente o quanto vai esquentar…

Se estiveres a regular de 12 para 5, certamente que vai esquentar mais que se regulares de 7 para 5V…

a alimentação dos sensores será feita pelo transformador 12v que já está no sistema de alarme...

na central do alarme chegam todos os fios de todos os sensores, cada sensor tem 4 fios, dois para a alimentação que estão ligados ao transformador 12v, dois para o rele e dois para o tamper, no sensor que eu abri o tamper não está sendo utilizado...

com a instalação já foi feita não vou conseguir fazer a ligação em série entre os reles, mas eu posso pegar um fio de cada sensor e juntar todos eles e ligar ao 5v e as outras pontas eu ligo separado no arduino com o resistor 10k.

para alimentar o arduino eu tenho uma fonte de 7v 1500 mA, eu acho que ela é suficiente??

Sim, 7 volts são suficientes para o arduino, e a capacidade de 1.5A está alem das expectativas ^^

Sobre as demais ligações eu não percebi bem, e não conheço os sensores, precisaríamos mesmo de um multímetro rs… Mas se os sensores trabalham com 12v, soa estranho fazê-los trabalhar com 5v, e também não tenho como imaginar qual a tensão de saída dos sensores…
A tensão necessária para colocar a porta digital do arduino é 3v, ou seja, de 3v até 5v, abaixo de 3v o estado será LOW. Como você disse que a tensão parece baixa, uma alternativa seria usar um um transistor ou um optoacoplador (este último te dá a segurança de não misturar os 5v do arduino com os 12v da central), pois para o circuito funcionar corretamente com duas fontes (estou imaginando as ligações) seria necessário compartilhar o ground.

Edit: ops… agora que percebi que o disparo dos sensores é feito por reles :zipper_mouth_face: e o tamper é um interruptor ^^

Foi mal a viagem (passou o tempo de ir dormir) lol

estou tentando fazer uma PCB, estou usando o Fritzing, alguém pode me dizer se o esquema de montagem está certo?

obrigado!