Alimentação de 15v em Arduino Uno. Como posso esta fazendo para ligar o arduino com essa voltagem e como posso esta ligando as baterias?

Explicando melhor, atualmente estou participando de uma olimpíada de robótica e eu não sei como posso esta fazendo essas ligações no Arduíno. Por enquanto nessa minha trajetória tive resultados apenas na programação (algo que já estou acostumado a fazer, mas é algo novo), com a programação sendo algo simples e ate fácil no Arduíno, meu único problema é com o Hardware (Arduíno,Shields e as outras peças). Nesse problema é apenas com a voltagem e os cálculos envolvidos, mas apenas com um tutorial no Youtube soluciona meu problema, só que algo que não vai ser solucionado é a ligação com 10 ou 8 baterias de 1.5v ou 2.5 (ao todo somado 15v) e estou precisando esta juntando essas voltagem para ligar o Arduíno, fazendo isso eu vou esta usando um Resistor para regular a volta da voltagem, só estou precisando saber como eu vou juntar essas baterias.

OBS: Estou aprendendo a usar Arduíno.

From what I can determine from your question you cannot accomplish this. It appears this is far more complicated ten what you were expecting. You need to get somebody on your team that understands basic electronics. Good Luck

Pelo que posso determinar pela sua pergunta, você não pode fazer isso. Parece que isso é muito mais complicado do que você esperava. Você precisa ter alguém em sua equipe que entenda de eletrônica básica. Boa sorte

Olá! Bem vindo ao Forum.

Você vai precisar explicar melhor o que é que está tentando fazer, ou o que é que está tentando ligar no Arduíno.

Antes de mais nada, por que você precisa de 15V?

As suas contas também não batem... 8 pilhas de 1.5V dão 12V e baterias de 2.5V são incomuns no mundo maker.

1 Like

Sendo exato, meu objetivo é está fazendo um robô para a OBR e nessa olimpíada posso está só usando 15v de bateria, com isso eu estou com duvida em questão de como posso está abaixando a tensão e como posso alimentar a placa com essa voltagem.

Na placa vou está alimentando com a fonte interna, pelo Vim ou outra forma. Com a placa alimentada irei ligar seis (6) motores servos e separando 4 grupos dessa ligação, cabeça, braço, anti braço, pernas e panturrilha, recebendo a alimentação da fonte na placa vou está manipulando os motores para está movendo as articulações da boneca/robô.

Realmente, por isso que posso está usando 10 ou 8 pilhas, sendo que eu posso está usando 10 pilhas de 1.5v que daria 15v certinho! :slight_smile:

15V é o máximo ou todo mundo é obrigado a usar exatamente 15V?

Se 15V for obrigatório, 8 pilhas de 1.5V resultam em 12V, então também não serviria...

Bom, então vamos às dicas:

1. Se for obrigatório usar 15V, eu recomendaria acrescentar ao seu projeto um regulador de tensão step-down como este aqui. Ele vai abaixar a tensão de 15V para 5V e você poderá alimentar tanto o Arduíno como os 6 servos (se forem do tipo mais comum e desde que não ultrapassem 500 mA de consumo cada um, pois o conversor fornece até 3A de corrente). Nesse caso, a saída do conversor pode ser ligada direto na linha 5V do Arduíno.

2. Se você puder usar até 15V, verifique qual é a tensão necessária para os servos e tente não passar muito de 7V. Assim você consegue alimentar o Arduíno pelo jack ou Vin sem sobrecarregar o regulador da placa (ainda assim talvez tenha que reduzir para os servos).

3. NÃO conecte os 6 servos no 5V do Arduíno, porque a quantidade de corrente que eles precisam vai torrar o regulador de tensão que vem na placa.

1 Like