allan ES/Votória

eu estou fazendo um projeto de Tcc, utilizando um arduino para simular uma fabrica de bolinha de gude! e uma plataforma que se constitue de um sensor optico, motor de passo, um arduino , uma rampa inclinada e um display led.

sensor optico- ele tem a defenição de reconhecer as bolinhas pretas e brancas.

arduino Uno- ele recebe o sinal do sensor optico e faz a união das parte do processor e pra automotizar.

Motor de Passo- ele recebe um sinal do arduino para girar para esguerda ou para direita e o estádo normal dele e no centro, então o motor de passo tem 3 posições.

display led- ele contar as bolinhas que entra no processo e quantas tem pretas e brancas.

• estou querendo usar o arduino para ele contar as bolinhas, eu fiz uma pesquisa básica sobre arduino mas muito pobre de informação, eu preciso de uma ajuda com o arduino para fazer a automatização conectando o motor de passo e o sensor optico!

*por favor entre em contato comigo esse e o primeiro de muito projetos que pretendo fazer com arduino!

alan-b20@hotmail.com

Quanto pagas por este projecto?

no projeto todo eu gastei 200 Reais +/- no principio eu queri simular uma fabrica de bolinha moderna! mas no meu curso de Automação industrial, eu percebi que existe 3 tipos de industrias 3 tipos de fabricas!

1- que usa tecnologias mas manual, mas antigas. 2- e outra que usa um pouco de tecnologia mas e muito depedente do homem. 3- as que usam tecnologia atual que raramente precisa da intervenção humana!

com base nisso percebi que eu precisava de um projeto básico, e dai pra frente eu posso evoluir para os outros níveis sem problemas, mas usando esse meu primeiro modelo como experimento.

eu já fiz tudo fiz os videos do passo a passo!

mas parei no arduino, eu ia fazer uma ligação simples no arduino mas acabei ter que precisar de usar o arduino para contar as peças e fazer a comunicação entre o sensor difuso e o motor de passo! , e tudo isso incluso envolve um certo níveo de experiencia com o arduino!

mas to gostando muito do projeto todo mundo que veêm gostam! um até falou para eu apresentar para um fabrica! mas isso e mas pra frente em outras evoluções desse modelo.

Não percebeste o que perguntei…

Tens algum problema em especifico?

Sim, na programação do arduino, eu ouvi falar que aqui no saite do arduino tinha como eu simular isso colocar os sensores no arduino o motor e simular pra ver se vai da certo e eu não achei e que eu estou tento problema com as entradas não sei direito aonde vai o sensor optico e aonde vai o motor de paso.

e na progamação do arduino fazer ele contar as bolinhas de acordo com o sinal que vem do sensor, ou da quantidade que o motor de paso e acionado para separa as bolinhas. Em quanto isso eu não sei como eu fasso essa parte da progamação.

se tiver um lugar para eu usar como experimento, ou alguma coisa que alguém possa falar que pode solucionar esse problema.

o meu e um arduino uno, bem basico.

Ok... Não sei se percebi muito bem, logo aqui vão algumas questões:

• Já tens o sistema montado com o motor de passo e sensor?

• que é que programaste e testaste até agora?

hoje eu estava no senai e um professor me falou sobre usar envez de usar o motor de paso usar o servo motor.
e para contar as bolinhas um sensor de barramento e para separa as bolinhas um sensor difuso,

mas os sensores ele falou que vai ver melhor isso!

está tudo novo eu comprei no merca livre tudo novo tudo funcionando testei.

Eu estava com problemas na hora de colocar os sensores e o servo motor conectado no arduino! e com a programação eu tentei achar uma programação pronta mas para esse modelo não achei!

Ai estou precisando de ajuda com essa parte de projeto, na instalação.

Boa Noite Alan.

Referente a programação, creio que no mínimo deva saber o básico. Na internet, em uma busca rápida consegui encontrar algo que talvez possa lhe ajudar.

Link: Identificação Cores

Att,

Dallonso

Sim, obrigado Dallonso e bubulinho, por me ajudarem! sim eu fiz uma pesquisa mas algo sobre arduino e muito dificil de achar eu achei pouca coisa aqui no proprio saite! mas eu estou pegando um pouco de cada coisa e porque nas nossas pesquisas no Senai nós não podemos pegar de saites inconfianveis. ai por isso coloquei tudo que eu estou fazendo para que se por ventura tiver algum amigo que possa estar potendo ajudar e queira seria de grande valia! eu sim eu irei ver agora mesmo esse Link que vc me mando; -obrigado pela Atenção!