Alterar PWM no Arduino UNO R3

Possuo uma aplicação a qual preciso de 4 saídas PWM do Arduino Uno R3, onde as 4 saídas devem operar juntas ao mesmo tempo, porém cada uma das 4 saídas PWM deve ter uma frequência PWM distinta entre as demais (PWM1=xHz, PWM2=2xHz, PWM3=3xHz e PWM4=4xHz), já vi alguns tutoriais, porém apenas para modificar uma saída em específico e operar de forma individual aquela, não para mudar paralelamente mais de uma, alguém sabe como posso fazer isso ou algum material que auxilie?

OBS.: Preciso fazer isso tudo via código na IDE do Arduino, utilizando registradores e afins.

Olá,
isto é um trabalho escolar?

1 Like

É um projeto de uma protótipo para uma bancada de ensaios, na realidade, se for duas frequências PWM distintas já me resolve, uma é para uma bomba peristáltica e outra é para um feixe de luz pulsante, preciso gerar efeitos visuais a olho nu alternando os duty cycle de ambos. Eu consegui gerar duas frequências diferentes já, uma de 10KHz e outra de 7,6KHz, porém fiz de duas formas distintas entre si, gostaria de fazer de uma forma única para ambas, mas estou tendo um problema com um registrador, por isso, estou buscando informações para fazer da mesma forma para as duas frequências e o código ficar melhor elaborado.

OBS.: Estou usando uma interrupção no timer 2 para gerar os 7,6KHz e estou usando a configuração fast PWM no timer 1 para gerar 10KHz, não usei o timer 0 devido ao fato de interferir em funções como milis e afins.

Eu uso uma biblioteca chamada PWM.h instalei na internet, ela permite escolher a frequência que quiser sem mexer nos clocks internos do arduino de maneira muito simples.

1 Like

Não, é para um protótipo de uma bancada.

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.