Análise de código com motor de passo, estou tentando entender o Arduino.

Sou programador mas é meu primeiro contato com o Arduino, estou tentando ajudar no projeto de faculdade do meu irmão. Ainda não entendi bem como o Arduino funciona dentro do loop() dele, qual a velocidade de processamento desse loop, algumas coisas andam ocorrendo aqui e me parecem estranhas, erros de hardware e não de software, preciso de ajuda para entender o que pode estar ocorrendo de errado. Vamos lá.

Tratasse de um projeto de automação residencial onde será controlado o portão da garagem e algumas luzes da casa. Esta sendo usado o Arduino Uno e no portão um motor de passo.

O código abaixo funciona com o portão do projeto, porém ocorre que quando eu desligo a função controlandoCasa() no loop, o código funciona bem e o portão responde a todos os comandos para Abrir, Fechar e Parar, mostrando as mensagens de debug na tela. Mas quando ligo a função controlandoCasa(), o portão apenas executa o modo Fechar e não consegue fazer os outros comandos enviados. O que me intriga aqui é o fato do Arduino não estar debugando direito as ações do programa quando rodado com todas as funções, do portão e da casa. Por exemplo, eu envio o comando 3 para parar o motor quando ele esta andando, o motor faz uma pausa e depois retorna, porém no debug do aplicativo ele não emite a execução da linha de código do comando Parar, que deveria mostrar o texto “parado” na tela. Tenho a impressão de que o código roda mais lento e o Arduino não consegue processar os envios dos comandos.

#include <Stepper.h>

// Configuração de pinos dos equipamentos ligados
#define lampada1          2
#define lampada2          3
#define lampada3          4
#define lampada4          5
#define ventilador        6
#define limiteAbertura    7 // switch que limita a abertura do portão
#define limiteFechamento  8 // switch que limita o fechamento do portão

int acaoPortao = 0; // registro da ação escolhida pelo aplicativo