Olá, tenho um arduíno uno r3 original e recentemente eu estava desenvolvendo um projeto que necessita de uma fonte externa (fonte esta que seria ligada no conector "jack" P4) porém durante o desenvolvimento desse projeto o arduíno simplesmente desligou e começou a não aceitar a alimentação externa que eu estava utilizando, nem nenhuma outra fonte externa ligado ao conector P4, detalhes:
*Eu estava utilizando um pack de baterias de Lítio-íon de 12V-2,5A (3 baterias em série - COM BMS);
- Para conectar essa bateria ao arduíno eu utilizei um conector p4 "macho" na ponta dos fios que saem da bateria para assim poder conecta-la ao arduíno, detalhe: no mesmo fio eu estava utilizando um conector tipo "fêmea" ligado em paralelo para dar carga na bateria, porém no momento do problema a bateria não estava carregando, ou seja, na minha visão isso não faz muita diferença;
*O arduíno estava conectado á uma shield de controle de motores do tipo "Motor Shield Arduino L293D" porém o conector que permite que a tensão que está alimentando o arduíno alimente a shield estava desconectado (nunca conectei), pois eu estava utilizando outra bateria externa pra controle dos motores, bateria essa de 14V, que no momento do ocorrido estava desconectada para mim realizar alguns testes;
*Não tinha nada de mais ligado aos pinos do arduíno, na realidade, não tinha nada ligado a nenhum pino digital ou analógico, apenas estava utilizando as saídas GND e +5V como fonte de tensão para um teste de sincronização de um módulo RF RX com o TX por meio do indutor variável localizado no módulo RX;
*O arduíno simplesmente apagou, não senti que esquentou nem nada do tipo, apenas desligou e não aceitou mais alimentação externa pelo conector jack P4, porém ligou normalmente pela entrada USB e inclusive aceitou e rodou novos sketches;
O que eu suponho que foi mas não sei como testar:
-
Problema em algum diodo que fica localizado em algum lugar na entrada do sistema de alimentação externa;
-
Problema em algum transistor;
-
Problema em um dos reguladores de tensão;
-
Deu algum surto e queimou a entrada VIN do microcontrolador, (Pior hipótese);
Se alguém puder me ajudar a resolver esse problema eu agradeço, as 3 primeiras opções de problema eu creio que é reversível, ou seja, eu consigo trocar os componentes e tentar resolver o problema, já que como o arduíno é original, seria um desperdício não tentar resolver esse problema já que seria uns 400R$ de prejuízo (e olha que o arduíno ainda foi presente de aniversário).