Sou um perfeito novato no que toca a Arduíno. Neste momento dizer que percebo zero do assunto acho que estou gabar-me ja.
A ideia e criar um sistema de automatização em alguns procedimentos que parecendo básicos roubam imenso tempo e precisão coisa que pra quem trabalha por turnos se torna impossível.
Antes de inventar muito andei a pesquisar um bocadinho aqui pelo fórum e reparei já e algumas ideias e posso dizer também que pelo que li j meti as patas. Vamos a ideia base.
Tenho um aquário de peixes de água doce e quente, plantado, o qual exige um pouco de atenção em certos pontos. Luz, temperatura CO2 PH e etc.
A ideia era colocar o Arduíno a controlar duas coisas: -Luzes e temperatura
-Luzes : Equipamento um tira de 5 metros de led 5050 brancos, cortados em 7 partes idênticas, agrupadas em duas parceles uma de 3 outra de 4 tiras. Função pretendida, Arduíno arrancar com uma das parcelas a um certa hora, uma certa intensidade e parir ai evoluir progressivamente ligando a outra posterior e acabando por desligar as duas mais tarde.
Temperatura: Equipamento duas ventoinhas para computador ligadas em serie. Função pretendida, Arduíno colocar a trabalhar quado a temperatura subisse a um máximo e para-se assim que temperatura atingi-se o minimo.
Espero ter sido claro e explicado melhor possível.
Neste momento já adquiri algumas coisas
Arduíno Leonardo r3
RTC que de momento não sei o modelo
Li que preciso de um sensor de temperatura e que o aconselhado serio o DS18B20.
gostava de colocar também um pequeno lcd pra ser a temperatura e tempo real, qual o lcd para este arduino.
Não parece muito complicado. Para o RTC existem bibliotecas já escritas e não são muito difíceis de utilizar. Pelo que percebi, a única coisa que controla a luz é a hora do dia, por isso não vai ser muito complicado. O meu conselho, é que andes de começar pode comprar uns LED's e fazer experiências apenas com os eles. Pode controlar o brilho e testar o acendimento progressivo, a partir daí acrescenta a parte da potência e as tiras. Já agora, qual é a potência necessária para esses 5m de LED's?
Em relação ao sensor, deve ser melhor fornecer mais alguns detalhes sobre a aplicação (aquário):
quais os limites de temperatura em que vai funcionar?
qual a precisão necessária (1ºC, 0,5ºC, etc)?
O display também é fácil de incluir (como o Leonardo não tem muitas entradas/saídas e como são necessárias 7 saídas para o controlar aconselho um LCD com comunicação I2C).
A partir daí, penso que com algum trabalho (e dinheiro), consegue fazer uma coisa engraçada e controlar todas essas variáveis que fala (e mais ainda, se quiser - porque não controlar também a alimentação?).
fizeste uma pergunta engracada. essa tira que tenho tras um carregador de 12v 5.0A
O sensor visto que a agua deve variar entra os 24º e os 28º ou seja, ligar as ventoinhas aos 28º e desligar assim k ela atingir os 24º
O factor lcd, como tu mesmo disseste o leonardo e muito limitado em saidas, tem eu contando assim por alto, k nao percebo nada, se ficar com duas tiras de leds julgo k ocupem 4 saidas, mais duas pra ventoinhas , mais duas pro rtc sobra algo pro lcd? sou muito verdinho nisto.
a alimentaçao e o aquecimento ja existe la equipamento facil de usar e barato, o resto luzes e ventoinhas bem feito e que sao caros pra caramba
Falaram-me para arranjar uma fonte de PC pra retirar a varia energia para o arduino para as ventuinhas e para os leds. o que me dizem disso?
Sendo assim, como esse sensor tem uma resolução de 0.5ºC deve funcionar.
12V * 5A = 60W, parece-me muito, mas a tira é de 5m, por isso não sei bem. Se essa fonte estiver sobre-dimensionada para essa tira de LED's (não sabendo qual é a potência necessária para as ventoinhas), penso que essa fonte até pode alimentar logo o Arduino e o resto da aplicação. Se não for assim, a fonte de PC é uma boa ideia, porque te vários níveis de tensão e a maior potência está exactamente na fonte de 12V. Isto, partindo do princípio que a ideia é aproveitar uma fonte velha, se a ideia é comprar uma fonte nova, há opções mais económicas.
Como disse, na resposta anterior, há LCD's série que apenas precisam de 2 pinos para funcionar (e se não me engano, podem ser os mesmos dois pinos do RTC), por isso não deve haver problema para que "caiba" tudo nessa placa.
Não concordo com esta parte:
se ficar com duas tiras de leds julgo k ocupem 4 saidas
Duas tiras de LED's irão ocupar 2 pinos. Os pinos do Arduino apenas irão servir como sinal de controlo (mandam ligar e desligara luz, ou então, a luz ficar mais forte ou mais fraca). Depois terá que haver um "interruptor" controlado por esse sinal e, esse sim, ligará ou desligará a tira de LED's. Por isso é que eu disse no outro comentário, que para começar era melhor fazer com dois ou três LED's (um número equivalente ao número de tiras), porque esses (como consomem pouco) podem ser ligados directamente ao Arduino. Quando isso estiver controlado, então passa-se para a potência. Assim, vai-se aumentando a dificuldade progressivamente (pelo menos do ponto de vista do hardware).
desculpa mas vai ser uma resposta a pressa.
Podes so me deixar aqui uma sugestao de lcd tipo modelo ou isso.
Procurei neste site nao sei o k escolher http://www.inmotion.pt/store/lcds