nunoferreira:
Uma coisa o teu Arduino tem um shield ethernet?
Na realidade tudo o que apresentas é uma grande confusão de ideias o que eu compreendo mas tenta seguir o que te estamos a indicar!
O melhor será começares por descrever como tens o arduino configurado, que módulo tens, que shields tens, porque a ideia nós já estamos a ver, agora queres simplesmente ver o estado da ligação das luzes ou também queres poder enviar um comando para elas ligarem!?
Se queres fazes as duas coisas como tens o arduino para fazer isto?!
Eu que desenvolvo aplicações web dei-te uma sugestão para interagires com a ideia do JSON que é muito straight forward.
Mas já reparei que estás a tentar usar php, e vais usar sockets?
Terei todo o gosto em ajudar vai dizendo coisas concretas.
Boas,
tenho um arduino mega 2560 e um ethernet shield w5100...
o que eu pretendo, é ligar e desligar as luzes atraves de um site que esta alojado aqui em casa, quero tambem saber o estado das luzes...
isto eu consigo atraves de php mas fica com um aspecto "mete nojo" na minha opinião. podes ver em
se quiseres o codigo desta pagina tambem te posso mandar. eu apenas usei o projecto de outra pessoa e alterei de forma a eu me entender mais facilmente.
sobre o aspecto, eu gostaria de manter o aspecto do meu site
mas o problema é que os meus botoes para ligar as lampadas são em javascript e JS apenas funciona no lado do cliente, ou seja, eu carrego na lampada, ela acende mas apenas no site, e nao tenho como fazer no javascript (lingua que practicamente nao conheço).
Estou a usar php porque é uma lingua que conheço, mesmo que nao seja aprofundadamente.
Estive a ler um pouco sobre JSON, e a estrutura fica em especie de blocos que sao comandados pelo URL (espero nao estar a dizer asneiras).
O bubulindo deve ter razão, a vontade de fazer as coisas e obter resultados é tanta que no meio de tanta coisa provavelmente simples parece complicada porque torna-se uma grande confusão na minha cabeça e juntamente com a confusão vem o stress e a frustação... :S
Enfim espero que tenha conseguido explicar melhor a situação
PS. Eu posso usar a linguagem que mais facilmente me consiga por isto a funcionar sem ter de abdicar do design do site que eu nao gostaria de perder, mas se tiver de ser la será. Se olhares para o site, consegues perceber que funcionalidades pretendo ter
Abraços
bubulindo:
Complementando o que o nunoferreira disse, começa por criar um servidor com o Arduino. Para começar escusas de te preocupar com receber dados e fazer o parsing do pedido http e basta enviares uma resposta em ascii. Depois vê um exemplo da formatação json, e envia uma string nesse formato.
Quando o arduino fizer isto, começa com o javascript e o exemplo anterior.
Tens vários problemas que tens de te aperceber:
Não dominas algumas das linguagens e tecnologias, logo tens de "perder" algum tempo a experimentar exemplos funcionais mesmo que diferentes do que queres para aprender como fazer algo.
Estás com alguma pressa em obter resultados... Isto aliado ao facto de não dominares as tecnologias que vais usar, torna tudo pior pois um pequeno problema parece-te uma coisa enorme.
Não estás a dividir os teus problemas e queres que tudo funcione à primeira. Isso é difícil de conseguir, faz como te disse, resolve uma coisa de cada vez. Primeiro o arduino como servidor, depois o java script. Vais ver que num instante obténs resultados se te dedicares a apenas uma tarefa de cada vez.
o que queres dizer com começa por criar um servidor com o Arduino? esquecer o shield ethernet por enquanto e usar apenas o arduino?
amanha, vou começãr do zero para poder aprender os conceitos e funcionamento do json e tentar levar as coisas passo a passo...
Concordo contigo no paragrafo da pressa, é a mais completa verdade.
Abraços