Arduino Esquentando

Senhores,

Fiz um pequeno projeto com o arduino para ligar um display de 7 segmentos, consegui ligar e fiz um sistema para contar de 0 até 9.

O problema é que o microcontrolador está esquentando muito, estou preocupado se o ATMEGA está com defeito ou se o circuito que fiz está mal dimensionado.

Seguem os detalhes do projeto:

• O circuito está alimentado por uma bateria de 9V.
  • Para cada perna do display de 7 segmentos, utilizo um resistor de 470 Ohms (O cálculo para o circuito seria de 360 Ohms, mas o mais próximo que tinha aqui é o de 470).
  • Utilizo as portas 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2 para ligar o display.
  • Display de 7 segmentos, 1.8V a 20mA

Podem me ajudar informando se é normal esquentar para este tipo de uso ou o fato de usar um resistor maior do que o calculado está atrapalhando o desempenho da placa?

Cada LED do display está a consumir:
I_led = V / R = (5 - 1,8) / 470 = 6,8 mA

Está a usar 8 LED's (os 7 segmentos e o ponto), sendo assim, o Arduino está a fornecer uma corrente:
I_arduino = 8 * I_led = 8 * 6,8 = 54,4 mA

Se não me engano o máximo que o micro pode fornecer é 40mA, por isso está acima do máximo!

Obrigado luisilva,

O seu cálculo está correto, mas neste caso estou consumindo 6,8 mA por porta e segundo a documentação do Arduino, eu posso utilizar um máximo de 40 mA por porta, sendo recomendado 20 mA.

Para o total drenado, o máximo que poderia usar seria 200 mA, que está bem acima dos 54,4 mA teoricamente utilizado.

Isso me gerou a dúvida.

Obs.: Esqueci de comentar no POST inicial, mas utilizo um Arduino UNO.