Arduino legal terms

olá, tenho um projeto para fabricação comercial onde uso somente o microcontrolador atmega328p ou atmega328 o "pic" e a ide o arduino. queria saber se posso fazer isso livremente sem correr risco de pagar por termos e condições.

O microcontrolador é um produto, ou seja, quando você o compra, você pode usá-lo livremente para qualquer fim (com exceção a fins médicos, militar, casos que estão descritos no datasheet explicitamente).

Você pode usar o microntrolador PIC ou Atmel livremente.

Você não pode usar marca em si "Atmel" ou "PIC" em seu projeto, ou seja, você não pode escrever "Atmel" ou "PIC" em seu projeto ou alegar ser representante, entre outras formas.

Do mesmo jeito você pode usar a placa Arduino livremente, desde que em parte alguma de seu projeto esteja escrito (de forma comercial) "Arduino".

Caso você queria utilizar a marca e não somente o produto, deve entrar em contato com a empresa e ai sim pagar.

obrigado pela resposta!! :smiley:
mas tenho mais 1 pergunta esse e da arduino? posso usa livremente? bluetooth

Sim, como é um produto, pode usar livremente, desde que não utilize a marca.
Para pequenos fabricantes não há problema.

O problema de módulos e produtos "de fácil acesso", são que não tem origem (fabricante) muito bem definido, então se der problema em algum desses produtos, vai ter ninguém para recorrer e vai ter nenhuma garantia.

Quando você paga pela marca, "Arduino" por exemplo, é como se eles garantissem o funcionamento, qualidade e suporte do produto.
E é também como se eles estivessem confiando em você para utilizar o produto corretamente.
Fora o valor agregado e outros conceitos comerciais complexos.

Em 99% dos datasheets (de componentes eletrônicos), nas última paginas tem várias informações legais sobre o produto, como devem ser usados, como são garantidos, onde não podem ser usados, etc, pode ver se estes que vai utilizar têm.

Acho que tens de ler o que diz no código das bibliotecas do Arduino... e lá dirá numa maioria delas que o código é livre se for para uso pessoal ou educacional, mas tens de pagar pelo uso das bibliotecas em projectos comerciais.

intendi, muito obrigado pela ajuda ! :smiley:

é meu projeto e simples não usa muita coisa, só o microcontrolador atmega328p e blutooth para receber e enviar dados.

ai no projeto vou só usa mesmo o ide do arduino para programar o atmega328p e os modulo blutooth.