Arduino mais elemento Piezo gerando tom MIDI via USB

Boa noite!

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas antecipadamente aos que possam vir a responder por conta da minha provável falta de conhecimento do que estou dizendo aqui. Sou novo no mundo do Arduino e, apesar de ter passado os últimos dois meses quebrando a cabeça tentando aprender por mim mesmo como desenvolver esse projeto, ainda estou bastante leigo. Vamos lá! XD

A minha ideia de projeto seria utilizar um elemento piezo para gerar um valor na entrada analógica, o qual seria lido pelo código no Arduino, escrito para o serial, interpretado por um software de conversão MIDI <-> Serial e teria seu output em um software de reprodução MIDI. Em todos os projetos do tipo que achei na internet ou o código não me serve(por vezes não sei modificá-lo), ou simplesmente não há código para que eu possa vê-lo e tentar criar eu mesmo minha solução para o projeto. Eu poderia comprar o tal DrumKit(e teria saído mais barato do que tudo que já paguei tentando reproduzir em escala menor alguns dos projetos vistos), mas aí eu não me vejo aprendendo e criando, mas sim copiando, o que não me parece nunca ser a ideia de uma comunidade de código livre.

Entendam: eu quero entender o funcionamento e as funções que envolvem esse projeto, e por isso a ideia é de que isto comece com UM elemento piezo, e futuramente eu possa expandi-lo para mais elementos até a criação de uma oitava(com a ajuda de multiplexers) de piano.Eu busquei informção sobre projetos do tipo aqui no fórum e no fórum "gringo", todos ou caindo nos problemas que levantei anteriormente, ou simplesmente não sendo nada do que eu penso para o projeto. Agradeço desde já a atenção e espero que possam me ajudar!