Arduino Mega 1280 - DÚVIDA COM MOTOR

Olá amigos, sou novato no mundo do Arduino, e tenho uma dúvida que para alguns será fácil esclarecer !

estou realizando um projeto para o curso de Mecatrônica onde vou contruir um carro controlado pelo Arduino Mega 1280 !
vou utilizar 6 motores só ainda não decidi a tensão se 6v ou 12v !

agora eis a minha dúvida… é possível controlar esses motores com esse Arduino ? digo, controlar sentido e velocidade de rotação ?

Galera mais uma vez agradeço vcs !

Abraços
Daniel Bittencourt

Sim, mas vais precisar dum controlador de potência... algo tipo o L298 e assim.

Quanto à tensão dos motores, creio que depende mais da velocidade e potência do carro que pretendes construir.

bubulindo:
Sim, mas vais precisar dum controlador de potência... algo tipo o L298 e assim.

Quanto à tensão dos motores, creio que depende mais da velocidade e potência do carro que pretendes construir.

Entendi mais ou menos, o controlador de potencia seria um transistor, para que eu possa conseguir a tensão necessária para meu motor ??? isso pq o arduino nao fornece mais que 4 ou 5 v ? seria isso ?

vou optar por um motor de 12v com caixa de redução, assim que terei mais ou menos 80rpm e uns 8 kgf de torque é suficiente para meu projeto !

agora, o arduino vai precisar de uma fonte de alimentação extra? ou terei que alimentar os transistores ?

bom vc já me tranquilizou me dizendo que dá pra controlar 6 motores de 12v com o arduino, agora basta eu correr atraz de aprender como !

Grande abraço

Transistores servem para controlar o motor, mas para o movimentar em ambas as direcções, é muito mais complicado de o fazer com transistores. É preferível usar um chip de potência que o faça.

O Arduino envia os sinais de modulação (PWM) para controlar a velocidade do motor e normalmente os chips para controlo de potência têm uma saída que indica o binário (torque) que o motor está a usar.

Quanto a alimentar os motores, se é um robot móvel, provavelmente vais estar a usar baterias e como tal, uma bateria com a mesma tensão do motor é o ideal (12V ou 24V). Se for 12V, o Arduino pode ser alimentado directamente da bateria. Com 24V, terás de arranjar um conversor DC-DC para baixar a tensão da bateria para um valor aceitável pelo Arduino.

Logo o ideal será mesmo usares baterias de 12V (um conjunto de baterias em paralelo). Caso seja um robot estático, a mesma fonte de 12V serve na mesma. Tens de ter cuidado quanto à corrente que os motores vão consumir para poderes calcular melhor a potência dos componentes a usar e dissipação também. Procura pelo manual do L298 e circuitos com esse chip para teres uma ideia do que estou a falar.

bubulindo:
Transistores servem para controlar o motor, mas para o movimentar em ambas as direcções, é muito mais complicado de o fazer com transistores. É preferível usar um chip de potência que o faça.

O Arduino envia os sinais de modulação (PWM) para controlar a velocidade do motor e normalmente os chips para controlo de potência têm uma saída que indica o binário (torque) que o motor está a usar.

Quanto a alimentar os motores, se é um robot móvel, provavelmente vais estar a usar baterias e como tal, uma bateria com a mesma tensão do motor é o ideal (12V ou 24V). Se for 12V, o Arduino pode ser alimentado directamente da bateria. Com 24V, terás de arranjar um conversor DC-DC para baixar a tensão da bateria para um valor aceitável pelo Arduino.

Logo o ideal será mesmo usares baterias de 12V (um conjunto de baterias em paralelo). Caso seja um robot estático, a mesma fonte de 12V serve na mesma. Tens de ter cuidado quanto à corrente que os motores vão consumir para poderes calcular melhor a potência dos componentes a usar e dissipação também. Procura pelo manual do L298 e circuitos com esse chip para teres uma ideia do que estou a falar.

Na verdade amigo Bubulindo, o projeto á mais simples que vc imagina, como eu estou concluindo o curso de MECATRÔNICA e sou obrigado a apresentar um projeto final, optei por um robo que tivesse todas as matérias envolvidas da MECATRÔNICA, então seria um carro com tração nas quatro rodas, com uma camera de vídeo e um farol, eu o chamo de ROBO DE INSPEÇÃO DE DUTOS ! queria algo bem simples ! nada sem fio ! queria que esse carro se movimentasse para frete enquanto eu aperto a seta para cima, para tras quando a de tras, quando eu apertasse a tecla para direita, apenas as rodas de direita se movimentassem(como se fosse um tanque de gerra) e assim visse e versa, gostaria que todos os movimentos do meu robo fossem comandados pelo meu computador ! se eu conseguir fazer funcionar, já estou praticamente aprovado rs rs rs pq conseguiria unir em um só projeto a mecânica, a eletronica e a informárica !

será que é possível?
nem sei como agradecer sua ajuda !

abraços
Daniel

Olá amigo, a resposta para sua pergunta é sim.
Então antes de começar a comprar componentes, é necessário que você especifique e detalhe muito bem as características do seu projeto .
Existe no mercado hoje 2 controladores de motores DC famosos e muito utilizados, eles são L293 e L298. Esses chip são também denominados com o nome de Ponte H. Esse chip tem a capacidade de controlar simultaneamente 2 motores, podendo o mesmo controlar velocidade e direção individualmente. Mas antes de adquirir qualquer um desses chips é necessário que você conheça corretamente as condições de operação do motor que você esta utilizado.

a ponte H L293 tem capacidade de acionar 2 motores com corrente maxima por motor de 600mA enquanto a ponte L298 consegue suportar até 2A. vale a pena lembrar que ambos os chips devem trabalhar abaixo dessa corrente afim de evitar o superaquecimento do chip.

Então a primeira dica: utilizando um amperímetro meça a corrente do motor para a condição de operação a vazio, ou seja simplesmente ligue o motor sem existir nada conectado ao eixo do mesmo. Faça o teste para a condição de 6 e 12V. Depois segure o eixo da caixa de redução e verifique a corrente máxima do motor. Caso a corrente ultrapasse o limite do chip escolhido será necessário modificar a tensão de operação do motor. Para isso acontecer basta você utilizar o recurso chamado PWM. ( leia Projetos e Ciencia: O QUE É PWM?) .
Verifique as caracteristicas discutidas no texto acima, que a medida que as duvidas forem aparecendo vou respondendo.

Quanto a fonte de alimentação minha sugestão é a utilização de baterias seladas ou um cordão umbilical.

Sucesso e eletrônica é arte....

caioengineer:
Olá amigo, a resposta para sua pergunta é sim.
Então antes de começar a comprar componentes, é necessário que você especifique e detalhe muito bem as características do seu projeto .
Existe no mercado hoje 2 controladores de motores DC famosos e muito utilizados, eles são L293 e L298. Esses chip são também denominados com o nome de Ponte H. Esse chip tem a capacidade de controlar simultaneamente 2 motores, podendo o mesmo controlar velocidade e direção individualmente. Mas antes de adquirir qualquer um desses chips é necessário que você conheça corretamente as condições de operação do motor que você esta utilizado.

a ponte H L293 tem capacidade de acionar 2 motores com corrente maxima por motor de 600mA enquanto a ponte L298 consegue suportar até 2A. vale a pena lembrar que ambos os chips devem trabalhar abaixo dessa corrente afim de evitar o superaquecimento do chip.

Então a primeira dica: utilizando um amperímetro meça a corrente do motor para a condição de operação a vazio, ou seja simplesmente ligue o motor sem existir nada conectado ao eixo do mesmo. Faça o teste para a condição de 6 e 12V. Depois segure o eixo da caixa de redução e verifique a corrente máxima do motor. Caso a corrente ultrapasse o limite do chip escolhido será necessário modificar a tensão de operação do motor. Para isso acontecer basta você utilizar o recurso chamado PWM. ( leia Projetos e Ciencia: O QUE É PWM?) .
Verifique as caracteristicas discutidas no texto acima, que a medida que as duvidas forem aparecendo vou respondendo.

Quanto a fonte de alimentação minha sugestão é a utilização de baterias seladas ou um cordão umbilical.

Sucesso e eletrônica é arte....

Fala meu amigo Bubu !
A cada resposta sua, clareia mais a minha cabeça, já estava pensando em desistir ! rsrsrs
baseado nas suas informações, fui para o ebay e pesquisei a respeito do L298 ! e cheguei a este link !

http://cgi.ebay.com/L298N-Motor-Driver-board-modules-stepper-motor-robot-/110721366312?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19c781f928

essa placa é capaz de controlar o sentido e a quantidade de rotações de 2 motores e pode chegar a 2A é exatamente o que eu preciso !

Agora a grande dúvida que surgiu é o seguinte: como são 4 motores terei que comprar 2 placas ! óbvio !!! Agora como vou utilizar o arduino em conjunto com esta placa ??! estou pensando em comprar o Arduino mega 1280 será que me atende ou com a sua vasta experiência vc me indicaria outro ?

ah ! com certeza vou utilizar umbilical ! vai facilitar muuuito a minha vida !

Grande abraço !
Daniel

Tendo em conta que vais usar 4 motores, creio que o Arduino 1280 seja o mais indicado devido a ter mais pinos (para possibilitar expansão do sistema) e ter mais relógios internos para permitir criar PWM para controlo dos motores e, caso seja necessário, um temporizador para medição de velocidades.

Essa placa parece servir para o propósito. Não encontrei mais informação acerca da medição de binário no motor, mas certamente que existe uma ligação na placa para poderes ter essa função em conjunto com o Arduino.

bubulindo:
Tendo em conta que vais usar 4 motores, creio que o Arduino 1280 seja o mais indicado devido a ter mais pinos (para possibilitar expansão do sistema) e ter mais relógios internos para permitir criar PWM para controlo dos motores e, caso seja necessário, um temporizador para medição de velocidades.

Essa placa parece servir para o propósito. Não encontrei mais informação acerca da medição de binário no motor, mas certamente que existe uma ligação na placa para poderes ter essa função em conjunto com o Arduino.

Blz então...

agora vou comprar as placas, os motores , etc !

vou deixar vc em paz ! UM POUCO !rsrsrs

se eu tiver alguma dúvida como fazço para deixar para vc aqui no forum uma msg ?

abraços Daniel

danielbit:

bubulindo:

se eu tiver alguma dúvida como fazço para deixar para vc aqui no forum uma msg ?

Se me mandares uma mensagem para mim com uma dúvida vais obter uma resposta se:

• Eu acordar bem disposto.
  • Eu vir ao computador.
  • Além de ligar o computador, vir visitar o fórum.
  • Além de ligar o computador e vir visitar o fórum, ter tempo para pesquisar e responder.

Logo, e no espirito do fórum, deves continuar com esta thread e colocar lá mais um post a perguntar o que precisas, ou criar uma thread nova.

E assim, toda a gente te pode ajudar e escusas de estar dependente de mim. :wink:

Depois mostra os resultados. :slight_smile: