Arduino Mega 1280 - DÚVIDA COM MOTOR

Olá amigos, sou novato no mundo do Arduino, e tenho uma dúvida que para alguns será fácil esclarecer !

estou realizando um projeto para o curso de Mecatrônica onde vou contruir um carro controlado pelo Arduino Mega 1280 !
vou utilizar 6 motores só ainda não decidi a tensão se 6v ou 12v !

agora eis a minha dúvida… é possível controlar esses motores com esse Arduino ? digo, controlar sentido e velocidade de rotação ?

Galera mais uma vez agradeço vcs !

Abraços
Daniel Bittencourt

Sim, mas vais precisar dum controlador de potência... algo tipo o L298 e assim.

Quanto à tensão dos motores, creio que depende mais da velocidade e potência do carro que pretendes construir.

bubulindo:
Sim, mas vais precisar dum controlador de potência... algo tipo o L298 e assim.

Quanto à tensão dos motores, creio que depende mais da velocidade e potência do carro que pretendes construir.

Entendi mais ou menos, o controlador de potencia seria um transistor, para que eu possa conseguir a tensão necessária para meu motor ??? isso pq o arduino nao fornece mais que 4 ou 5 v ? seria isso ?

vou optar por um motor de 12v com caixa de redução, assim que terei mais ou menos 80rpm e uns 8 kgf de torque é suficiente para meu projeto !

agora, o arduino vai precisar de uma fonte de alimentação extra? ou terei que alimentar os transistores ?

bom vc já me tranquilizou me dizendo que dá pra controlar 6 motores de 12v com o arduino, agora basta eu correr atraz de aprender como !

Grande abraço

Transistores servem para controlar o motor, mas para o movimentar em ambas as direcções, é muito mais complicado de o fazer com transistores. É preferível usar um chip de potência que o faça.

O Arduino envia os sinais de modulação (PWM) para controlar a velocidade do motor e normalmente os chips para controlo de potência têm uma saída que indica o binário (torque) que o motor está a usar.