Arduino Mega 2560 não liga!

Boa tarde pessoal, meu Arduino Mega 2560, mesmo ligando com fonte de 9 volts não quer ligar, antes ele ligava sem problema nenhum, agora, mesmo ligando num cabo USB ele não liga, e o Arduino não ligou, tentei ligar com o Cabo USB, mas também não ligou
Vou ter que compra um novo Arduino?
*Este Arduino é novo, e seu chip é CH340G!

Com as informações que voce forneceu, qualquer ajuda seria um chute sem bola.
Leia o tópico :
"Como obter o melhor desse Fórum - #4
e refaça seu poste.
Pode ser diodo queimado(D1), regulador queimado, conector com defeito etc.
Conte o quee voce fez com ele antes de queima-lo.
Se tiver um multimetro e tiverr conhecimento básico de eletricidade, pode medir as voltagens nele.
Segue o esquematico para auxilia-lo.

MEGA2560_Rev3e_sch.pdf (102.2 KB)

Isso é o que eu sei, não tem problemas na programação ou no cabo, eu mesmo me certifiquei, o Arduino simplesmente não liga os led's internos.
Também já me certifiquei de ler este tópico que você mencionou, até pensei que poderia parecer muito superficial.
Obrigado pela ajuda.

Acho que o regulador de 5 volts queimou, nem acredito!
Poderia me dizer se eu ainda posso usar uma fonte de 9 Volts? (Já que usando uma de 9 ele queimou)

Não entendi bem a frase acima.

Mas voce pode tentar usar uma fonte de 5V, ligada em +5V, mas muito muito muito cuidado para não inverter a polaridade.
Veja no esquematico que o +5V não tem proteção contra inversão de polaridade.

Talvez tenha que remover o reegulador de 5V.

Muito obrigado! De verdade, perdoa o incomodo, sou novato na eletrônica, mas estou aprendendo aos poucos!

Pessoal, (e o responsável pela solução), descobri porque o regulador de 5V queimou, minha fonte usava 1 A (ampere), sendo que o Arduino Mega suporta 40 mA (miliamperes).
Só postei isso, para que quando outras pessoas vierem neste poste, com o mesmo problemas, isto as ajudara.

Olá @forato_isaque ,
provavelmente não foi isto que causou a queima do seu regulador.
Vi que voce é novo nestas modas de eletro eletronica.
Então vou tentar explicar o que é corrente disponivel e corrente demandada.

A sua fonte PODE fornecer até 1 A de corrente para um dispositivo.
O seu dispositivo consome 40mA de uma fonte .
Então no seu caso a sua fonte tinha capacidade de alimentar seu dispositivo sem que ela se queimasse.

Reguladores queimam ou por defeito de abricação ou por erro no uso.

Nas especificações dos arduino é descrito que ele pode ser alimentado com até 12V.
"https://br.mouser.com/datasheet/2/389/ld1117-1849389.pdf
Correto!
Mas....
Isto só é verdadeiro se a alimentação for só para o arduino, que tem um consumo baixo.
Ref: "Guia Completo do Arduino MEGA 2560 - Blog Eletrogate
"O consumo de corrente através da porta USB (alimentação 5V) é de aproximadamente
75 mA (Arduino Mega rodando o programa de exemplo Blink).

Até aqui tudo bem.

Agora vamos as contas:
Voltagem de entrada do regulador 12V;
Voltagem de saida do regulador 5V;
Queda de voltagem sobre o regulador 7V;
Corrente consumida 0,075 A;
W sobre o regulador 7 * 0,075 = 0,525 W
OK, o regulador LD1117S50CTR suporta sem aquecer.

Mas ao usar a saida de 5V para alimentar outros modullos ou usar varios pinos com 20 mA, (max recomendado), podemos chegar ao valor maximo da corrente doregulador, que é de 0,8A.

Mas com esta corrente, a potencia gerada será de:

7V * 0,8A = 5,6 W,
que até pode ser suportado pelo regulador,
mas ele vai aquecendo e chega a ultrapassar a temperatura suportada pela junção dos eletronicos internos do regulador, e provocam a queima do mesmo.

Neste caso, o recomendado seria o uso de um bom dissipador montado no regulador.

1 Like

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.