Arduino Mega + LCD shield UNO

boas amigos,

digam-me uma coisa por favor, ja andei a pesquisar e nao encontrei, ou pesquisei mal. :slight_smile:

é possivel ligar um LCD TFT shield para UNO, num mega 2560?

pelo que "percebo" ligo a shield numa board, e faço a ligaçao do arduino pra board, respeitando os pinos certo?

simplesmente nao posso usar com o mega directo correcto?

cumprimentos

tucandroid,

Se olharmos a disposição (e caracteristicas) dos pinos eles coincidem, certo? Sendo assim, creio eu, pode ser ligado diretamente no mega, sem problemas.

Coloca um ao lado do outro e veja por você mesmo:

Pelo que entendo, o mega é semelhante ao uno, porem com mais portas.

Mortis:
tucandroid,

Se olharmos a disposição (e caracteristicas) dos pinos eles coincidem, certo? Sendo assim, creio eu, pode ser ligado diretamente no mega, sem problemas.

Coloca um ao lado do outro e veja por você mesmo:
http://arduino.cc/en/uploads/Main/ArduinoUnoFront.jpg
http://arduino.cc/en/uploads/Main/ArduinoMega2560_r2_front.jpg

Pelo que entendo, o mega é semelhante ao uno, porem com mais portas.

boas mortis,

agradeço a resposta, as vezes uma coisa simples com "medo" de se fazer algo mal da nisto. esquecemo-nos do mais basico. :slight_smile:

tens toda a razao, sao iguais. :slight_smile:

cumprimentos

O medo é bom, pois ele não nos deixa fazer besteiras rs

Mas o que eu disse é meia verdade, por exemplo, os pinos digitais 8 estão na mesma posição, tanto no uno quanto no mega, porem no uno não é suportado PWM, mas no mega sim. Se fosse o caso, isso seria muito relevante.

sempre consulte as referências no arduino.cc:

Os caras não escondem nada rs

edit: E me desculpe por não comentar as referências de hardware antes, pois uno e mega são compativeis, mas não são iguais.

enganaste-me bem. :slight_smile:

eu sabia algo de diferente nos pinos, e tinha razao. :slight_smile:

mas a logica entao é essa, shields do uno da no mega,quanto mais nao seja, temos que usar uma protoboard, e ligar como deve de ser e caso necessario alterar o codigo pela diferença em alguns pinos certo?

cumprimentos

Não enganei não :zipper_mouth_face:, como também sou novato, pensei sobre o que respondi, imagina se eu digo algo errado e você torra o teu arduíno, bota fogo na tua casa e vem ao Brazil para se vingar!!! rs

Mas é isso mesmo! Por desencargo, veja quais os requisitos do shield e compara com as especificações técnicas do arduino (seja o mega ou o uno), assim acabas por aprender mais sobre o hardware e certifica que nada dará errado. :slight_smile:

Acabo de descobrir que os pinos analógicos do arduino podem ser usados como saída digital (por causa deste posthttp://arduino.cc/forum/index.php/topic,153302.0.html ^^), neste caso é necessário ver no código fonte, se forem usados pinMode e DigitalWrite ou analogWrite com valores de 14 a 19 no uno, esses pinos serão 54 a 59 no mega (analogs de 0 a 6).

E como os outros colegas do forum não se manifestaram contráriamente, tudo indica que um shield para o uno pode ser usado no mega sem medo! Apenas o inverso exigiria mais cuidado.

PODE SER UTILIZADO quando os pinos utilizados pelo shield so requerem a parte digital ou Analog Ins... Porque muitos dos perifericos sao bem diferentes no mega 2560 em relacao ao UNO...Ter isso em atencao !!
Por tanto a resposta e : Sim, num LCD, mas Talvez noutros... Dependendo do que e necessario em relacao a perifericos !

Iyahdub,

Você tería um exemplo em que não poderíamos usar um periférico? Alguma funcionalidade existente nos pinos do uno que seja diferente do mega?

Me ocorreu agora sobre o endereçamento dos timers (Arduino 101: Timers and Interrupts - Tutorials - RobotShop Community), mas que ainda poderia ser contornado no código fonte.

Te ocorre algo que possa nos alertar?

Tens que ser mais especifico... ve um dos muitos artigos sobre o uso de shields para o UNO no MEGA e logo ves as diferencas... Se tiveres detalhes, poderei te ajudar...Senao e complexoi demais para estar adivinhar !!
Codigo talvez ?!

iyahdub,

Muito obrigado e não se preocupe, não esperava que você adivinhasse (advinhações e tecnoligia não são compatíveis). rs

Então é isso ai, para cada shield devem ser verificados os pinos e suas caracteristicas para sabermos se são compatíveis ou se exigem alguma modificação (no código ou uso com fios que conectem o pino certo).

Abraços

Tava a tentar ajudar, so que misturo sempre uma piada ou algo parecido... Boa disposicao faz parte de mim !! lol Mas as vezes, online, pode soar mal... O que nao e a intencao !!

Deixo aqui um exemplo :

Na data sheet ou pinout , estes Pins PWM tem nomes tais como OCRxA, OCRxB or OCRxC .
Arduino UNO tem 3Timers e 6 PWM pins. A relacao entre timers e Pins PWM is:
Pins 5 e 6: controlado por timer0
Pins 9 e 10: controlado por timer1
Pins 11 e 3: controlado por timer2

Arduino Mega 6 timers 15 15 Pins PWM :
Pins 4 e 13: controlado por timer0
Pins 11 e 12: controlado por timer1
Pins 9 e10: controlado por timer2
Pin 2, 3 e 5: controlado por timer 3
Pin 6, 7 e 8: controlado por timer 4
Pin 46, 45 e 44:: controlado por timer 5

iyahdub,

Fique tranquilo, pois não levei a mal. O exemplo que colocaste mostra sim uma das situações de devemos nos atentar, e que pode ser contornada com a mudança do código fonte.

A pergunta foi genérica mesmo, mas a intenção era saber se alguém mais lembrava de algo a se preocupar além do acima.

Mas esta claro que deve-se ficar atento para todas as exigências do shield e buscar referências no hardware.

Estava a ver um shield ISP ArduinoISP | Arduino Tips, Tricks, and Techniques | Adafruit Learning System, este não pode ser conectado ao mega, por causa do endereçamento dos pinos:

// pin name:    not-mega:         mega(1280 and 2560)
// slave reset: 10:               53 
// MOSI:        11:               51 
// MISO:        12:               50 
// SCK:         13:               52

Esse é um caso que se pode contornar apenas com o uso de fios a conectar os pinos certos.

Creio que não há mais nada a acrescentar, né?

Eu ja usei o Arduino Mega 1280 com Shield LCD fiquei com a mesma dúvida, mas na verdade é só trocar a posição dos pinos na hora de instanciar a lib dele...

Sim, quando nao for possivel modificar o codigo, basta usar um desvio das coneccoes... O que tira a funcionalidade do shield, pra comecar( que e o quao pratico e por ser so inserir e ja esta lol). os shields foram criados para serem praticos...
Mas se ja o tens, e mais facil...Senao desenha uma placa para ti desde o principio...Mais facil, se o projecto for pernanente !