Arduino nao esta fazendo uploading

Comprei um arduino duemilanove 328atmega......estava testando ele a principio funcionou porem quando fui ligar um servo ele parou e nao faz mais o uploading na placa sabem oq pode ter acontecido?nem o programa blink ele esta lendo mais....sera q queimei a placa?a luz do power esta acende normal. oq posso fazer? obrigado

Ligou o servo a que pinos e como?

liguei igual oq aparece no site na parte servo sweep.....nao estava funcionando ai coloquei uma fonte de 12 volts ai a placa leu o servo volto a funcionar porem coloquei no pino 3v3 e nao no 5v cheguei a apertar akele botao na placa tb, porem agora nao funciona mais a placa nao fla uploading algum.....sabe oq pode ser? sera q queimo a placa?tenho 2 placas uma funcionou d eboa a otra deu pau.

O fornecimento de 3v3 vem direto do FTDI, e fornece pouquissima corrente…
Dependendo de como e a ligacao desse exemplo, vc pode ter fritado o FTDI. Se esse foi o caso, so com um novo chip, ou usando o ISP.

Binary sketch size: 1010 bytes (of a 30720 byte maximum)
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_disable(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

aparece isso

como sei se fritou o ftdi?

A maneira mais facil é tirar o atmega328/168 do arduino, com um fio ligar o pino digital 0 ao digital 1, abrir o hyperterminal do windows, ligar á porta com do arduino e escrever uma letra ou duas no terminal e enviar, se receber a letra é porque o ftdi trabalha, se não receber a letra no terminal é porque o FTDI já foi.
Meter 12v nos 3.3v quase quase de certeza que o queimou.

Nossa nunca tinha pensado nisso de ligar o RX no TX do ftdi haha :stuck_out_tongue: muito útil essa informação.

Victor, as informações do Senso e do do Italo estão corretas, e 12V é mais que o dobro da tensão suportada pelo ftdi, se você ligou 12V mesmo que por questão de milisegundos em quaquer coisa (tanto no Atmega quanto no ftdi), já era =/

é possivel trocar esse chip?

O FTDI é o chip pequeneninho perto da saída USB. Claro que é possível trocar, desde que você consiga desoldar o antigo, achar um lugar que venda o chip e soldar o novo.

P.S.: Houve uma pequena ironia no post anterior.
Muito díficil e extremamente inviável trocar o chip. Mais fácil comprar outra placa se quiser usar a comunicação serial com o PC, ou usar um gravador extra, caso contrário.

Me desculpe amigo é possível sim trocar o chip vc nao estava errado nao porem é de extrema dificuldade pois existe a necessidade de equipamentos adequados (soprador termico, fluxo de solda malha de dessolda) sem contar que esse ftdi é caro, compre outro eu aconselho no eBay que fica mais barato porem deve ter cartão internacional conta no paypal e demora um pouco pra chegar, você pode tambem levar a uma loja de eletrônica e pedir que efetuem a troca. Abraços