existe alguma maneira de ler e controlar os sensores/atuadores do arduino pelo nodemcu através do MQTT? ( Blynk)?
se sim, como?
se não, como eu deveria fazer? a intenção é controlar o arduino todo pelo celular através do blynk pelo MQTT, é pra fazer um alimentador automatico, então vai envolver motor e etc
Sim, existe.
Não recomendo começar com algo crítico como alimentar um animal, pode encontrar vários problemas e seu animal passar fome ou algo pior. Deve implementar alguns sistemas de segurança para garantir que realmente a ração foi dispensada.
Usando o Blynk vc não precisa de MQTT, procure exemplo de como acender um LED através do Blynk.
Através do Blynk será a forma mais simples de conseguir controlar através da internet.
Tutorial em Português
ViniciusPolo:
Sim, existe.
Não recomendo começar com algo crítico como alimentar um animal, pode encontrar vários problemas e seu animal passar fome ou algo pior. Deve implementar alguns sistemas de segurança para garantir que realmente a ração foi dispensada.
Usando o Blynk vc não precisa de MQTT, procure exemplo de como acender um LED através do Blynk.
Através do Blynk será a forma mais simples de conseguir controlar através da internet.
Tutorial em Português
o fato de ser um alimentador de animais é que é pra um tcc, mas nesse caso meu objetivo era só a comunicação entre o nodemcu e o arduino, pq a prioridade é que eu consiga controlar a distancia, e que o sistema use o wifi e não o blueetooth por exemplo
eu ja tinha visto o tutorial que vc citou, mas o meu problema é que eu n encontrei algo que ensinasse essa parte do nodemcu com o arduino, só a mexer no node pela IDE do arduino
This topic was automatically closed 120 days after the last reply. New replies are no longer allowed.