Arduino + Sensores Indutivos

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças, venho pelo gosto em programação e com intuito de aprender novos conceitos de robótica e electrónica ( que daqui pouco percebo )

Assim venho colocar algumas questões de quem percebe ainda muito pouco disto,
adquiri recentemente um arduino Uno , e pretendo ligar 2 sensores indutivos , porém os sensores indutivos que tenho serão alimentados a 220v,

a minha questão aqui é a seguinte:

-posso utilizar uma relé SRD-05VDC-SL-C como input, ou seja , receber um sinal no arduino quando o sensor for ativado?

Obrigado a todos pela disponibilidade prestada,
Saudações

Que sensor em particular vais usar?

Um relé é apenas um contacto metálico, logo por si só não danifica nada a não ser que seja ligado de forma incorrecta. Um relé é também a melhor forma de fazer um interface entre 230Vac e um Arduino.

Antes demais obrigado pela brevidade,

Em termos do sensor não sei especificar qual o modelo em concreto apenas será indutivo e que trabalha com intensidade de 220v~230v (se não estou em erro será uns schneider)

depois de pesquisar tinha encontrado isto:

No entanto neste sistema pelo que percebo ( pouco como já tinha referido ) temos o arduino a dar sinal que faz ativar a lâmpada, e no meu caso pretendo fazer o inverso, ou seja, no lugar da lâmpada estará o sensor , e aquando da detecção de objecto me envie um sinal para o arduino, será possivel?

Obrigado mais uma vez pela ajuda prestada,
Saudações

Sim... colocas a saída do sensor em série com a bobine do relé.

Depois colocas uma resistência de 1k ou isso em série com a linha de 5V do arduino e o contacto do relé indo terminar a um dos pinos do Arduino.

Desculpa lá a ingorância mas não sei se estou a interpretar bem o que me dizes nas ligações em serie:

• a saída do sensor em série com a bobine do relé.

Fiz umas alterações neste esquema que vi na net, podias ajudar-me nesta ligação em serie que falas acima?

Obrigado pela disponiblidade,
Saudações

Não... não estás a entender as ligações que eu referi acima. Um relé tem duas partes, uma bobine e um contacto metálico.

O contacto metálico tem a marcação NC, C, NO, a bobine terá algo como A1, A2, etc...

O problema do longlongtrip é poder ligar um sensor alimentado com 230Vac a um Arduino. O problema que colocaste noutra thread é precisamente o oposto, ou seja actuar uma saída com um relé.

Dito isto não conheço nenhum sensor que tenha uma saída capaz de 230Vac... mas também não é exactamente a minha área de especialidade.

Mas o uso da relé não conseguirei portanto enviar o sinal de 5v para o arduino?

Sim. Consegues com um relé enviar um sinal para o Arduino.

Arranja um desses sensores e torna-se muito mais simples de criar um exemplo para entenderes como funciona.