Arduino Serial Monitor

Boas pessoal

tenho uma pequena duvida

Tenho um circuito numa breadboard com o chip atmega 328p neste momento consigo fazer o upload de sketches para o chip usando o arduino com ISP ou usando o usbasp V2, o que nao consigo fazer é ver o serial monitor debug, é necessario algum programador especial para poder ver o serial monitor?
ou sera que me falta algumas algumas ligações no arduino como isp, as ligações que estou a usar para upload sketches sao o mosi,miso,sck,reset,+5v e gnd.

Sim, é necessário ligar o Tx e Rx do chip (não si quais são os pinos) ao Tx e Rx do Arduino. O chip da placa do Arduino não pode estar encaixado na mesma. Se tiver uma placa em que o chip é soldado, não vai consegui fazer isso.

Tive a testar agora sem o chip consigo ver o serial monitor mas não consigo upload sketches
e com o chip consigo fazer upload mas não consigo ver o serial monitor

há algum programador que aconselhe ou algum truque que possa fazer upload e serial monitor ao mesmo tempo sem ter que andar a desconectar fios ou a tirar chips?

Eu já fiz isso, por isso não é impossível. O reset tem que estar ligado (e já não me lembro se era necessário carregar o reset manualmente quando se iniciava o processo de "upload" , se era automático, de qualquer forma, o reset tem que estar ligado).