Olá, estou em um projeto que preciso fazer a conexão do módulo GPS me 1000rw com o arduino uno(apenas gps e arduino que tenho em mãos). Já pesquisei e achei esses dois links: http://playground.arduino.cc/Tutorials/GPS
Porém, eu comecei a usar arduino e não entendi muito bem a programação e o arduino usado como exemplo tem muitas configurações diferentes do meu.
Outra pesquisa relevante que encontrei foi a desse cara:
Porém, ele não mostra como fez a programação.
E no primeiro site existe uma nota dizendo:
"Note: if you are using an Andruino Uno, keep in mind that you can't use the GPS module at the same time as your computer is connected on the USB port."
Já pesquisei e vi que tenho que fazer uma software serial, outra coisa que eu ainda não entendo direito(pelo menos a programação). Alguém já teve algum problema com esse módulo e o arduino? Poderiam me ajudar com a programação ou me dar dicas?
Caso queiram ver o datasheet do meu módulo: http://www.mecomp.com.br/rumo/ME-1000RW.pdf
Agradeço desde já!
"Note: if you are using an Andruino Uno, keep in mind that you can't use the GPS module at the same time as your computer is connected on the USB port.
Sim isto é correcto ja que a Serial port nao pode ser partilhada por mais que um dispositivo( PC e Modulo GPS)
Para tal tens de virtualizar uma porta Serie em dois pinos que suportem interrupções.
Alguém já teve algum problema com esse módulo e o arduino?
Pelo que relatas o teu problema é fazer.
O GPS usa uma porta Serie enviando te os dados pelo seu TX o qual tens de ligar no teu RX da porta Virtualizada.Tens de iniciar a porta com o mesmo baud rate que o gps te manda os dados.
O GPS depois esta sempre a enviar te os dados numa forma conhecida NMEA.
Se olhares à pagina 5 do datasheet do link que passaste la tens o pin out dele.Necessitas de ligar o pino 1(TX) e o GND no arduino.
Para testares e veres o codigo NMEA a sair do modulo GPS usa este simples codigo:
#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial gps(10, 11); // RX, TX
void setup()
{
Serial.begin(9600);//Porta do teu pc
Serial.println("Lendo dados do GPS");
gps.begin(9600);//De acordo com o datasheet é 9600 bps
}
void loop()
{
if (gps.available())
Serial.write(gps.read());