Olá,
Eu liguei um Arduino Uno rev 3 em uma fonte de 12v 1.5A através do jack (saída externa).
O programa na memória era o Blink que usa o led interno ~13.
No inicio ele funcionou normalmente. Mas em seguida começou a esquentar bastante. Nesse momento eu peguei o Multimetro e medi a tensão entre o pino 5v e o ground. Ele tava marcando apróx. 4 volts.
Logo em seguida esse valor já pulou para 8 volts. Nesse momento eu o desliguei da tomada.
Agora o led ~13 fica ligado direto e nenhum computador reconhece mais a USB do Arduino. Não aparece mais nenhuma porta serial na IDE.
Porém, se eu ligo na USB do computador, ainda tenho energia nos pinos.
- O regulador de tensão (MC33269) não deveria ter impedido que isso acontecesse?
- Eu causei algum problema ao usar o multimetro?
O que eu já tentei:
- Já tirei o ATMega e liguei na USB sem ele. Mesmo sintoma;
- Segurei o reset por um tempo. Sem efeito.
EDIT: Esqueci de mencionar que o meu Arduino é um open-hardware.
Obrigado!
Amigo,
Esse e um problema que pode acontecer quando ocorre esse aquecimento, o regulador de tensão não aguentou o permanecer com esta tensão por muito tempo sendo que e necessário uma área maior para a dissipação de calor.
O seu regulador queimou pelos teste que menciona.
A utilização do multímetro não causou nenhum problema desde que não tenha fechado um curto com a ponteira de prova em dois contatos.
Em meus projetos sempre uso fonte de 9 ou 7V devido esse aquecimento que ocorre com o regulador.
sugiro que quando for utilizar fonte de 12V utilize em conjunto um regulador para abaixa esta Tensão como exemplo o 7809 assim não ira dissipar muito calor.
o regulador de tensão não aguentou o permanecer com esta tensão por muito tempo sendo que e necessário uma área maior para a dissipação de calor.
Mas por que então o Arduino permite que ligue fontes de 7 a 12 volts (recomendado) e até 20v (pemitido)?
O seu regulador queimou pelos teste que menciona.
Nesse caso se foi só o regulador, não teria que funcionar pela USB? já que por ali ele não passa pelo regulador?
Em meus projetos sempre uso fonte de 9 ou 7V devido esse aquecimento que ocorre com o regulador.
Quando você usa as fontes de 9 ou 7 volts o ATMega esquenta muito?
Esqueci de mencionar também que quando liguei em 12v o microcontrolador ficou MUITO quente a ponto de queimar o dedo.
Esta tensão e a indicada pelo range do regulador, na pratica não utilizo.
agora que mencionou o chip atmega328p fica quente certo?.
Fiz um projeto uma vez que o chip ficou da mesma forma que seu, resolvi da seguinte forma o atmega328p
tem o pino 20 AVCC e o 7 VCC, interliguei os dois, ficando com o mesmo potencial.
Acho que agora explica o porque o regulador queimou.
Mesmo o regulador suportando a tensão de 12V tem um limite de fornecimento de corrente que senão me engano e 200ma.
sera nesse seu modulo não tem nenhuma trilha que quebrou o um componente que fechou curto para o GND ai explica o calor excessivo e a queima do regulador
Faz um teste em uma protoboard,
monte o atmega para acionar uns dois relay interligando em uma fonte de 5V direta e nao interliguei os pinos 20 e 7, o chip esquenta muito quanto necessita consumir para acionar os reles.
agora que mencionou o chip atmega328p fica quente certo?.
Fervendo
Fiz um projeto uma vez que o chip ficou da mesma forma que seu, resolvi da seguinte forma o atmega328p
tem o pino 20 AVCC e o 7 VCC, interliguei os dois, ficando com o mesmo potencial.
Você fez direto na placa?
Acho que agora explica o porque o regulador queimou.
Não entendi 
Mesmo o regulador suportando a tensão de 12V tem um limite de fornecimento de corrente que senão me engano e 200ma
Mas a unica carga no momento era do ATMega e do led ~13. Que provavelmente tem um resistor interno.
sera nesse seu modulo não tem nenhuma trilha que quebrou o um componente que fechou curto para o GND ai explica o calor excessivo e a queima do regulador
Acho que é a única explicação. Minha placa é um open-hardware, ou seja, genérica. Será que isso pode ter influenciado? Porque li em vários foruns que não teria problema ligar em uma fonte de 12V.
monte o atmega para acionar uns dois relay interligando em uma fonte de 5V direta e nao interliguei os pinos 20 e 7, o chip esquenta muito quanto necessita consumir para acionar os reles.
Nunca fiz isso, mas vou pesquisar pra ver como faz. Obrigado 
Só para finalizar esse tópico.
Acabei enviando o Arduino pra loja que comprei, e foi constatado que ele estava com defeito no regulador de tensão.
E apesar de 12v ser aceitável, me recomendaram usar fontes de 9v para não esquentar tanto a placa.
Obrigado pelo apoio!