Arduino Uno não reconhece mais USB depois de ligado em 12V

Olá,

Eu liguei um Arduino Uno rev 3 em uma fonte de 12v 1.5A através do jack (saída externa).

O programa na memória era o Blink que usa o led interno ~13.

No inicio ele funcionou normalmente. Mas em seguida começou a esquentar bastante. Nesse momento eu peguei o Multimetro e medi a tensão entre o pino 5v e o ground. Ele tava marcando apróx. 4 volts.

Logo em seguida esse valor já pulou para 8 volts. Nesse momento eu o desliguei da tomada.

Agora o led ~13 fica ligado direto e nenhum computador reconhece mais a USB do Arduino. Não aparece mais nenhuma porta serial na IDE.

Porém, se eu ligo na USB do computador, ainda tenho energia nos pinos.

• O regulador de tensão (MC33269) não deveria ter impedido que isso acontecesse?
  • Eu causei algum problema ao usar o multimetro?

O que eu já tentei:

• Já tirei o ATMega e liguei na USB sem ele. Mesmo sintoma;
  • Segurei o reset por um tempo. Sem efeito.

EDIT: Esqueci de mencionar que o meu Arduino é um open-hardware.

Obrigado!

Amigo,

Esse e um problema que pode acontecer quando ocorre esse aquecimento, o regulador de tensão não aguentou o permanecer com esta tensão por muito tempo sendo que e necessário uma área maior para a dissipação de calor.

O seu regulador queimou pelos teste que menciona.

A utilização do multímetro não causou nenhum problema desde que não tenha fechado um curto com a ponteira de prova em dois contatos.

Em meus projetos sempre uso fonte de 9 ou 7V devido esse aquecimento que ocorre com o regulador.

sugiro que quando for utilizar fonte de 12V utilize em conjunto um regulador para abaixa esta Tensão como exemplo o 7809 assim não ira dissipar muito calor.

o regulador de tensão não aguentou o permanecer com esta tensão por muito tempo sendo que e necessário uma área maior para a dissipação de calor.

Mas por que então o Arduino permite que ligue fontes de 7 a 12 volts (recomendado) e até 20v (pemitido)?

O seu regulador queimou pelos teste que menciona.

Nesse caso se foi só o regulador, não teria que funcionar pela USB? já que por ali ele não passa pelo regulador?

Em meus projetos sempre uso fonte de 9 ou 7V devido esse aquecimento que ocorre com o regulador.

Quando você usa as fontes de 9 ou 7 volts o ATMega esquenta muito?

Esqueci de mencionar também que quando liguei em 12v o microcontrolador ficou MUITO quente a ponto de queimar o dedo.

Esta tensão e a indicada pelo range do regulador, na pratica não utilizo.

agora que mencionou o chip atmega328p fica quente certo?.

Fiz um projeto uma vez que o chip ficou da mesma forma que seu, resolvi da seguinte forma o atmega328p
tem o pino 20 AVCC e o 7 VCC, interliguei os dois, ficando com o mesmo potencial.

Acho que agora explica o porque o regulador queimou.

Mesmo o regulador suportando a tensão de 12V tem um limite de fornecimento de corrente que senão me engano e 200ma.

sera nesse seu modulo não tem nenhuma trilha que quebrou o um componente que fechou curto para o GND ai explica o calor excessivo e a queima do regulador

Faz um teste em uma protoboard,

monte o atmega para acionar uns dois relay interligando em uma fonte de 5V direta e nao interliguei os pinos 20 e 7, o chip esquenta muito quanto necessita consumir para acionar os reles.

agora que mencionou o chip atmega328p fica quente certo?.

Fervendo

Fiz um projeto uma vez que o chip ficou da mesma forma que seu, resolvi da seguinte forma o atmega328p
tem o pino 20 AVCC e o 7 VCC, interliguei os dois, ficando com o mesmo potencial.

Você fez direto na placa?

Acho que agora explica o porque o regulador queimou.

Não entendi :frowning:

Mesmo o regulador suportando a tensão de 12V tem um limite de fornecimento de corrente que senão me engano e 200ma

Mas a unica carga no momento era do ATMega e do led ~13. Que provavelmente tem um resistor interno.

sera nesse seu modulo não tem nenhuma trilha que quebrou o um componente que fechou curto para o GND ai explica o calor excessivo e a queima do regulador

Acho que é a única explicação. Minha placa é um open-hardware, ou seja, genérica. Será que isso pode ter influenciado? Porque li em vários foruns que não teria problema ligar em uma fonte de 12V.

monte o atmega para acionar uns dois relay interligando em uma fonte de 5V direta e nao interliguei os pinos 20 e 7, o chip esquenta muito quanto necessita consumir para acionar os reles.

Nunca fiz isso, mas vou pesquisar pra ver como faz. Obrigado :slight_smile:

dhmartins:
Mas por que então o Arduino permite que ligue fontes de 7 a 12 volts (recomendado) e até 20v (pemitido)?

Nesse caso se foi só o regulador, não teria que funcionar pela USB? já que por ali ele não passa pelo regulador?

Sim pelo usb mas analisando o esquema elétrico possível que um desses componente da linha de alimentação ficou aberto, e o microcontrolador esquenta desta forma quando falta vcc entre os pinos 7 e 20, da uma olhada no esquema elétrico.

Quando você usa as fontes de 9 ou 7 volts o ATMega esquenta muito?

Esqueci de mencionar também que quando liguei em 12v o microcontrolador ficou MUITO quente a ponto de queimar o dedo.

Só para finalizar esse tópico.

Acabei enviando o Arduino pra loja que comprei, e foi constatado que ele estava com defeito no regulador de tensão.

E apesar de 12v ser aceitável, me recomendaram usar fontes de 9v para não esquentar tanto a placa.

Obrigado pelo apoio!