Sei que muitos já sabem como ligar um rele ao Arduino, mas sei que muitos que estão inicializando suas atividades com o Arduino isso e uma duvida comum.
Visando isso criei uma plaquinha com dois reles de saida e muito fácil de montar e usar.
Toda a informação necessária para uso e fabricação e montagem esta no meu site Google.
Link: HMI G3 ESCADA - ARDUINO x RELE
Espero que isso ajude as pessoas que estão inicializando sua aprendizagem com o Arduino.
Ate aproxima.
Eu estou criando uma placa com suporte para até 4 relés de 4.5v ou 5v, socket para xbee e um atmega328p SMD com transformador toroidal, ponte retificadora, etc... Precisa ser o menor possível porque vou colocar dentro das caixinhas dos interruptores de luz.
A minha dificuldade ta sendo encontrar o transformador toroidal. Precisa de pelo menos uns 200mA.
Se ficar grande demais, a alternativa vai ser colocar uma caixinhas em cima dos interruptores onde ficará o circuito. Mas vai ficar meio "bizarro", então queria colocar para dentro da parede mesmo.
Olá. Legal a placa. Mas acho que vc poderia melhorar tornando os reles de 5V assim poderia usar a mesma fonte que o arduino e também projetar num tamanho que se poderia usar como shield.
Wagner, achei muito legal essa sua idéia, quando terminar vai disponibiliazr a documentaçao pra gente?
muito bom.. eu tive que fazer uma dessas pro meu TCC um dia desses.. só que com 6 reles e a fonte 12v ja na placa.
Em relação ao amigo acima.. pelo menos aqui na minha cidade é mto dificil achar reles 5v. Mas a fonte que eu fiz na minha placa ja alimentava o arduino tbm..
ViniciusPolo:
Olá. Legal a placa. Mas acho que vc poderia melhorar tornando os reles de 5V assim poderia usar a mesma fonte que o arduino e também projetar num tamanho que se poderia usar como shield.
Wagner, achei muito legal essa sua idéia, quando terminar vai disponibiliazr a documentaçao pra gente?
Olha e fácil trocar para 5 v esta placa e só trocar o rele para 5V e alimentar pelo arduino
amigos uma dúvida, se eu só ligar o relê não vai funionar? por que a placa precisa destes outros componentes? tinha a mesma ideia do Wagner, de colocar a plaquinha dentro da caixinha do interruptor, e se fosse somente o relê fica bem menor....
se funcionar(ele acionar o relé), provavelmente vc vai queimar os pinos do seu arduino em muito pouco tempo porque os relés precisam de uma corrente maior do que especificado no datasheet no microcontrolador do arduino(ATMEGA328P).