Deixei meu arduino mega com meu irmão mais nova para ele aprender a usar, mas fui utilizar esses dias e não consegui. O arduino liga normalmente, mas os únicos LED que acendem são o de ON, RX e TX. O LED do pino 13 que normalmente pisca ao ligar, não liga. O pc não reconhece a porta COM e o processador atmega2560 estar aquecendo muito, a ponto de não conseguir deixar o dedo encostado por muito tempo.
E pensaste em perguntar ao irmão mais novo o que aconteceu para deixar de funcionar?
Ele disse que após ter feito as conexões, ligou na tomada e saiu uma fumaça do arduino e desligou na hora. Provavelmente alguma ligação errada.
E esperavas que alguém no fórum conseguisse meter o fumo para dentro do Arduino de forma a ele voltar a funcionar?
Não amigo. Esperava que alguém ao menos soubesse que tipo de componente poderia ter queimado e se tivesse como fazer algum reparo.
Ola,
Se a fumaça mágica escapou, não tem mais o que fazer com essa placa.
Sai mais barato comprar uma outra compatível.
Mas, se e um arduino original e quer mesmo reparar, precisa no mínimo trocar os dois chips principais, o ATmega2560 e o ATmega16U2 (ou seria um FTI?). Precisa que ao menos o ATmega16U2 já esteja programado.
Procederia da seguinte forma:
Remover o ATmega2560, cortar os terminais com um estilete afiado rente ao chip e a forma mais rápida, e com um ferro de soldar remover os pinos, e fazer a limpeza, e verificar se não a curto entre os "pads".
Verificar se não há curto-cuicuito na linha de 5V.
Alimentar a placa usando uma fonte com limitação (ou de pouca capacidade) de corrente, e verificar se o 5V e outras tensões estão presentes (use o esquema).
Se as tensões estão corretas, prossiga:
Conectar ao computador, e porta COM e reconhecida?
Sim: ATmega16U2 aparenta estar bom. Coloque em curto o TX e RX que iria para o ATmega2560 e teste se existe retorno pelo "monitor" ou programa de terminal.
Não: ATmega16U2 também esta queimado.
Realmente a porta COM não é reconhecida. Não é um Arduino Mega original, é um compatível. Então irei comprar outro já que sai mais barato. Obrigado pela ajuda.