ATMEGA328P problema a gravar via ArduinoSPI

com uma ajuda de uma pessoa no youtube eu fiz isso
Sim, é possível. Basicamente você vai carregar uma sketch "ArduinoISP" no uno. Depois você vai mudar toda a configuração da IDE para o Pro Mini; fazer a pinagem explicada abaixo e mandar um burn no bootloader "Aduino as ISP".
A pinagem basicamente é conectar o mesmo pino dos dois lados, com excessão do reset, que virá da porta 10 do Uno.
Uno -> Pro Mini
3.3v ->VCC
GND -> GND
Digital Pin 11(MOSI) -> pin 11 (MOSI)
Digital Pin 12(MISO) -> pin 12 (MISO)
Digital Pin 13(SCK) -> pin 13 (SCK)
Digital Pin 10 -> RST?

depois
As ligações são as mesmas, o que você vai fazer diferente é escolher a opção diferente na IDE:
Arquivo>Carregar usando programador
File>Upload Using Programmer?

na primeira vez foi so que esqueci de abaixar a velocidade da porta.
ai tentei novamente mais ta dando
avrdude: Recv: . [10]
#avrdude: Send: U [55] . [c0] . [11] [20]
avrdude: Recv: . [14]
avrdude: Send: t [74] . [00] t [74] F [46] [20]
avrdude: Recv: . [c0] . [c0] . [c1] . [c1] . [c2] . [c2] . [c3] . [c3] . [c4] . [c4] . [c5] . [c5] . [c6] . [c6] . [c7] . [c7] . [c8] . [c8] . [c9] . [c9] . [ca] . [ca] . [cb] . [cb] . [cc] . [cc] . [cd] . [cd] . [ce] . [ce] . [cf] . [cf] . [d0] . [d0] . [d1] . [d1] . [d2] . [d2] . [d3] . [d3] . [d4] . [d4] . [d5] . [d5] . [d6] . [ac] . [d7] . [d7] . [d8] . [d8] . [d9] . [d9] . [da] . [da] . [db] . [db] . [dc] . [dc] . [dd] . [dd] . [de] . [de] . [df] . [df] . [e0] . [e0] . [e1] . [e1] . [e2] . [e2] . [e3] . [e3] . [e4] . [e4] . [e5] . [e5] . [e6] . [e6] . [e7] . [e7] . [e8] . [e8] . [e9] . [e9] . [ea] . [ea] . [eb] . [eb] . [ec] . [ec] . [ed] . [ed] . [ee] . [ee] . [ef] . [ef] . [e0] . [f0] . [f1] . [f1] . [f2] . [f2] . [f3] . [f3] . [f4] . [f4] . [f5] . [f5] . [f6] . [f6] . [f7] . [f7] . [f8] . [f8] . [f9] . [f9]

| 100% 8.05s

avrdude: verifying ...
avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000
0x0c != 0xff
avrdude: verification error; content mismatch
avrdude: Send: Q [51] [20]

avrdude done. Thank you.
como poderia resolver isso ?

manotroll,

Você já viu este tópico ?

Desactivaste o reset?

Antes de enviar o que quer que seja ja tentas-te ver se o avrdude reconhece a assinatura do chip ou tentar ler os fuses a ver se consegues?
Se ele nao reconhecer o chip nunca iras conseguir enviar nada pra ele ...
Qual o sistema operativo onde estas a correr a IDE do arduino?

win8.1 x64
onde baixar o código pra ver se reconhece o chip?
ele reconhece mesmo no modo SPI?

Estás a gravar o programa para que chip?

Como é que o chip está ligado?

Que placa tens seleccionada na IDE?

Conseguiste fazer download do ArduinoISP para o teu Uno?

Como desactivaste o reset automático do Uno?

Você olhou o tópico que eu sugeri? Coloquei lá dois sketchs um para reconhecer o chip e outro para gravar...

Mortis:
eu segui esse tutorial (alem de muitos outros, rs), mas usei um arduino mega: http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP

uma observação importante do tutorial é: "On the Arduino Uno, you'll need to connect a 10 uF capacitor between reset and ground (after uploading the ArduinoISP sketch)."

lembro também que tive problemas com o sketch, acho que foi daqui que peguei o que funcionou: ArduinoISP | Arduino Tips, Tricks, and Techniques | Adafruit Learning System ou daqui https://raw.github.com/adafruit/ArduinoISP/master/ArduinoISP.ino. Bom, anexo o sketch que é mais seguro rs

vou testar agora
esta escrito no monitor serial
Atmega chip detector.
e o led fica piscando fraco
o mini ta com um sensor ligado nele eu devo tirar este sensor pra fazer este teste ?
ha alguma forma de testar os pinos 10,11,12,13 do uno ?
o 13 eu ja testei com o exemplo do led

Segue isto:

manotroll:
vou testar agora
esta escrito no monitor serial
Atmega chip detector.
e o led fica piscando fraco
o mini ta com um sensor ligado nele eu devo tirar este sensor pra fazer este teste ?
ha alguma forma de testar os pinos 10,11,12,13 do uno ?
o 13 eu ja testei com o exemplo do led

De onde você baixou os sketchs? os que anexei no tópico que eu citei?

Os últimos sketchs que o gammon atualizou não funcionaram no meu mega (aparecia só a mensagem "Atmega chip detector." e nada mais), os que estão no anexo do tópico que passei são mais antigos (do gammom também), mas funcionaram beleza na ide 1.0.5.

E eu sempre coloco capacitores de 1 até 10uf tanto no reset do arduino quanto no chip que vou gravar, só para garantir que não vão reiniciar.

Além do acima, do anexo e das páginas (incluindo o link que o HugoPT passou) não consigo imaginar como te ajudar, se você checar os fios, adicionar os capacitores e seguir o passo a passo, não tem como dar errado :wink: