Olá a todos, estou usando um Attiny85 e estou programando ele com o Arduino como ISP, consigo subir sketches simples como o blink sem problemas e também consigo usar a função da biblioteca tone, ou seja, não estou usando o core do MIT, estou usando o Arduino-Tiny mas o que eu estou tentando fazer é que o sensor capacitivo ative um LED, o que eu não estou conseguindo. Uso a IDE 1.5.8 e 1.0.5, cada qual com a sua versão correta do core Arduino-Tiny. Tenho um shield diy que eu fiz seguindo esse esquemático:
Estou usando este sketch que é uma versão modificada do sketch de exemplo da biblioteca Capsense:
#include <CapacitiveSensor.h>
/*
* CapitiveSense Library Demo Sketch
* Paul Badger 2008
* Uses a high value resistor e.g. 10M between send pin and receive pin
* Resistor effects sensitivity, experiment with values, 50K - 50M. Larger resistor values yield larger sensor values.
* Receive pin is the sensor pin - try different amounts of foil/metal on this pin
*/
int ledPin = 1;
CapacitiveSensor cs_4_2 = CapacitiveSensor(3,2); // 10M resistor between pins 4 & 2, pin 2 is sensor pin, add a wire and or foil if desired
//CapacitiveSensor cs_4_6 = CapacitiveSensor(4,6); // 10M resistor between pins 4 & 6, pin 6 is sensor pin, add a wire and or foil
//CapacitiveSensor cs_4_8 = CapacitiveSensor(4,8); // 10M resistor between pins 4 & 8, pin 8 is sensor pin, add a wire and or foil
void setup()
{
cs_4_2.set_CS_AutocaL_Millis(0xFFFFFFFF); // turn off autocalibrate on channel 1 - just as an example
// Serial.begin(9600);
pinMode (1, OUTPUT);
}
void loop()
{
long start = millis();
long total1 = cs_4_2.capacitiveSensor(30);
if (cs_4_2.capacitiveSensor(30)>15000)
{
digitalWrite (ledPin, HIGH);
}else{
digitalWrite (ledPin, LOW);
}
delay(10); // arbitrary delay to limit data to serial port
}
Estou usando o pino 2 que equivale ao D3 do meu sketch, o pino 7 que equivale ao pino D2 e entre eles um resistor de 10M ohm e o sensor ligado ao pino D2.
Led com o pino positivo ligado no pino 6 (D1) e outro lado ligado a um resistor 200r que por sua vez liga no gnd.
Pino 8 no 5v e pino 4 no gnd.
Os valores que eu encontrei para o sensor ativar o led foi fazendo testes com o serial monitor aberto no arduino. Pro attiny eu acreditei que poderia usar os mesmos valores, mas como não consegui fazer funcionar a biblioteca específica pra rodar o serial no attiny usando o arduino de host eu meio que desencanei.
Eu estou comendo bola em algum ponto específico? Já tentei todas as minhas possibilidades, to quase pensando que usar um atmega8 seja mais fácil e até mais barato que ir pelo attiny85, pelo menos a memória tem quase o mesmo tamanho.
Obrigado