Automação de Máquina de Lavar Roupas

Primeiramente,
olá pessoal !

Estou fazendo (ou melhor tentando) automatizar uma lavadora brastemp antiga (déc 80).
Como não sou expert no assunto, estou precisando de uma ajudinha.

A minha dúvida é a seguinte:
Eu tenho um pressostato que funciona como um botão (máquina vazia, o contato fecha, maquina cheia, contato abre).

Estou “tratando” esse pressostato como um botão (push botton)
eu queria funcionasse da seguinte maneira:
arduino lê o botão, se a maquina estiver vazia, ele aciona o relé da solenóide (entrada de água),
enquanto a maquina vai enchendo de água, o arduino ficaria em “espera” até o momento em que o contato do pressostato abrisse, assim, o ciclo de lavagem daria continuidade.

Utilizei a função if else, mas pelo que percebi não deu muito certo, pois não há esse “momento de espera”.

tentei a função while, mas também não deu certo....

Gostaria que vocês me ajudassem, por favor.

Grande abraço, até mais !

Boas bem vindo.
Como hoje estou em modo keep calm :slight_smile:

#define PRESSOESTATO 8
void setup()
{
  Serial.begin(9600);
  pinMode(PRESSOESTATO,INPUT);
  digitalWrite(PRESSOESTATO,1);//Activa pull-up interno
}
void loop()
{
 while(!watterFillState)Serial.println("Esperando enchimento de agua");

}
bool watterFillState()
{
  /*
    O botao em repouso, maquina sem agua deve estar a nivel Alto devido ao pullup.
  Se o presoestato mexer coloca nivel logico 0 e esta funçao devolve verdade ...
  */ 
 if(digitalRead(PRESSOESTATO) == LOW)return true;
  return false; 
}

muito obrigado pela ajuda !

como ficaria o código acima, se:

suponhamos que o relé que aciona a solenoide de agua, seja um LED.

Então com a máquina vazia, o pressostato com o contato fechado, acionaria o led e aguardaria até que a maquina enchesse, assim, apagaria o led (solenoide) e acenderia outro led1 (só para teste)

Isso é simples, mas o que já tentas-te?

Olaá pessoal!

Será que alguem pode me ajudar a usar esse codigo da maquina de lavar? Tenho exatamente o mesmo projeto do colega acima. estou precisando solucionar o caso se alguem abrir a tampa da maquina, ela parar e recomeçar no mesmo ponto assim que se fecahar a tampa.
obrigado