[BOMBA][TUTORIAL] Novo metodo EXCLUSIVO de fabricação de PCI - P.aluminio

Galera,

Já tentei vários métodos para confecção de PCI, até que comecei a criar um método utilizando Papel alumínio, isso mesmo, e o resultado é incrível, e muito mais fácil que os métodos anteriores e com resultados que deixam os outros a ver navios.

Descobri que tinha um russo tentanto tambem esse método, mas por aqui praticamente ninguém conhece, por isso resolvi fazer um tutorial em PDF e disponibilizar pra vocês.

Segue anexo o PDF com o tutorial que criei pra vocês.

http://api.ning.com/files/oszb1oYwZCl0F-hXBtaaIt3LM2ZEzPl0pn*XNbM6ceS2n3U4qOEhYuPSknIp1M1J8vriLYyRhQMzbr8aQWO-AcLcX9FBfle-/Tutorialconfecodepcbscompapelaluminio.pdf

Por favor deixem os comentários se gostaram ok.

Olá!

Sinceramente não vi vantagem nenhuma nesse método.

Sua placa tem tantas falhas quanto a minha feita apenas com papel sulfite comum.

Obs.: Essa foi a primeira placa que fiz na vida.

Se me permite gostaria de dar uma sugestão, quando for projetar a placa crie um plano de algum sinal (GND por exemplo), assim você economiza tempo na corrosão e percloreto.

Abraço.

Fernando Garcia

Bom não irei considerar esse método de bomba, mas esta claro que a tua intenção é boa e tiveste algum trabalho para elaborar esse manual e partilhado com a comunidade.Eu deixei de fabricar as pcbs à mão, nunca usei esse método ou o da transferência térmica.Usei muito o Positiv20 pois os resultados de qualidade estão muito alem do que já vi quer no teu processo ou na transferência térmica com papel. Usava lampada UV e os resultados eram muito bons, só que de momento prefiro mandar fabricar as pcbs na china.Pena ter de esperar um mês por elas. :grin: Bons estudos

Concordo 100% com o Fernando (embora nunca tenha usado o método de transferência térmica, nesse sentido sou mais como o Hugo). Em relação ao manual, a placa corroeu durante muito tempo nota-se claramente que há pistas cortadas, por isso essa placa é "lixo". OK, é muito pequena e não tem assim tantos cortes e podem ser corrigidos com estanho, etc., no entanto, numa placa com maior complexidade, pistas mais finas, etc., esse método não iria resultar.

Use o conselho do Fernando. Utilize um plano (por exemplo de massa), só traz vantagens.

HugoPT: só que de momento prefiro mandar fabricar as pcbs na china.Pena ter de esperar um mês por elas. :grin:

Hugo, onde faz tuas PCBs em poucas quantidades com preço baixo?

Lago, essa eu sei responder. PCBCart, não deve ser a única, mas só conheço esta (penso que é pelo menos a mais conhecida).

Uso a iteastudio e elecrow A melhor e a mais rápida para mim é a elecrow e podes escolher a cor da PCB sem aumento de custo ja na iteastudio cobram mediante a cor da PCB. O preço chega a ser quase ridículo. 5cm x 5cm por 9.9$ color free http://www.elecrow.com/ Dá o proximo passo, tenta mandar fabricar lá umas e deixa a confeçao caseira XD Nao te vais arrepender e iras aumentar as tuas skills para outro patamar Bons estudos

Não conhecia essas, sempre ouvi falar na PCBCart (e tenho-a como referencia de PCB's na China) mas vou apontar. ;) Obrigado!

Desviando um pouco o tópico, uma coisa que nunca achei (mas também não procurei direito) são cases de PVC personalizados ou até mesmo de série. Achei alguns muito caros.

Como fazem com os cases?

Cases de PVC? ("case"=caixa?) Se sim, não costumam ser de PVC, mas de policarbonato ou de ABS. Nunca fiz, mas penso que com os meios que existem hoje em dia, é "arranjar" uma impressora 3D (ou alguém que tenha uma) e fazer na impressora 3D.

A impressora 3D será solução se for para quantidades pequenas já que o tempo de fabricação em impressao 3d é elevado.Para prototipo sim é o ideal.Para algumas coisas costumo pescar umas caixas metálicas tipo isto: http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_odkw=diy+case&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xdiy+case+alow&_nkw=diy+case+alow&_sacat=0 Quando desenho a placa no eagle faço a com as dimensões da caixa que quero e depois e só manda-la lá pra dentro :grin:

Olá!

O preço para fazer PCB's na China é relativamente barato mas, as vezes não compensa esperar a entrega.

Abraço.

Fernando Garcia

Encomendei 10 placas destas na Elecrow! U$ 9,90 mais U$ 5 de frete.

http://www.projectavr.com/minduino-v1-04/

Vamos ver… As encomendas para o Brasil estão demorando muuuuuito! Leva uns 15 dias para chegar no Brasil e mais uns 45 dias até entregar em casa.