Box UV == Caixinha de Felicidade?

Putis, ñ guento mais a cruz papel + ferro de passar. Aquilo ñ é ciência, aliás, só se for pra provar a abstração e aleatoriedade da natureza.
Já tentei adesivo, transparencia, couché, revista.. até fica bom, 1 em 10...

To qrendo construir a caixinha UV, mas ñ acho o tal do sensibilizante pra vender no Brasil. Alguém tem uma? Usa? Help ?!?!

Hum...seria o mesmo pra silk/serigrafia.. polytex, sei lá o que...???

Ex.:
http://www.quebarato.com.br/kit-emulsao-sensibilizante__46410C.html

Tudo bem, eu retiro o q disse.

Consegui finalmente uma técnica q funciona! E pior q funciona bem pra caralho, até a linha de borda o eagle saiu conduzindo!! Até texto! Pqp, ficou bom demais hahah! Até dormi com a pcb hj.

PAPEL DE ADESIVO!!
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:confec-de-placa-de-ci-com-impressora-laser&catid=42:mdos-de-confec-de-placa-de-circuito-impresso&Itemid=53

Aqui em Minas, to comprando por 40 centavos a folha A4.

Mas meus passos são um pouco diferentes, ñ consegui acertar com o ferro direto no papel:

  1. Superfície máx possivel lisa e plana, mto importante! Madeira, pedra....

  2. Imprimir lindo layout nivel 4 (HP vai 0 a 5)

  3. "Dá o brilho" na placa, bombril e detergente, sem dó!

  4. Limpa alcool/limpa vidro, retirar gordura.

  5. Pedacinho, um lado só, fita crepe pra ñ mexer.

  6. 8 minutos SEM PRESSAO! 2 camadinhas de pano (lençol, fino) e ferro na posição "algodão" ( vai até linho ).
    Usando a pontinha com calma em partes criticas e tal. Mas sem apertar muito, só deixando o peso do braço mesmo, com calma.

  7. Um minutinho esfriando e mergulha em agua fria com detergente.

  8. Vá passando o dedo no papel com calma, ele vai sair e restará:

  9. TRILHAS DE ALEGRIA!

Logo depois eu seco e aplico breu, evita tudo de ruim (marcas de dedo e oxidação) e ainda te ajuda a soldar depois.
Comprei esmalte preto p/ finalizar ela depois da solda. Acho q vai ficar bem chik a plaquinha preta, com o relevo das trilhas hehe.

Pra furar, comprei isso http://www.oggivirtual.com.br/produto/141/ferramentas-manuais/kerbus/suporte-para-furadeira-3-em-1-com-regulador-de-velocidade
Tem atendido, só falta agora um amigo dentista q ficou de me arrumar umas brocas diamantadas usadas. Broquinha normal cara e quebra mto rápido...(6 reais to pagando 0.8mm)

Acredito fielmente (nas fotos) nos caras q fazem em 3 minutos com o ferro direto, mas perdi 2 placas (explodiu bolha, deve ser placa ruim tb) e outras 10 tive q lavar novamente, motivos supracitados...

Boa sorte :wink:

PS.: vou tirar fotinha breve...

Legal nofxx, há tempos procuro um relato assim que ficou bom, com detalhes do passo a passo, já que se você fizer qualquer coisa diferente os resultados já não saem como esperado.

Só fiquei meio assim no passo 6, isso pode gerar microtrincas não? Acredito que deve-se estanhar todas as trilhas da placa para evitar problemas com isso (além de proteger contra oxidação).

Ah, e este papel adesivo seria de que tipo especificamente? Posta um link ae (do google que seja) indicando que papel é este.

Valeu

Olá Osias...

Realmente, acho q o choque térmico ñ tá mudando nada e vc tem razão. Tb, eu esperei uns 30 seg "abanando" ela pensando bem... vou mudar o texto.

Ñ consigo achar a bendita folha pq é das mais porcaria mesmo, ñ tem nada de frescura fotográfica nada, é "papel adesivo a4 do mais barato".
Aquelas q padaria imprime o preço e validade das coisas saca?

A idéia desse papel ñ é minha: http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:confec-de-placa-de-ci-com-impressora-laser&catid=42:mdos-de-confec-de-placa-de-circuito-impresso&Itemid=53

Mas eu ñ fiz o esquema do ferro igual o cara. Vi mta gente na net conseguindo direto no papel, mas aqui ñ acertei a mão, fiz umas 10 em vários papéis... Ou borrou ou ñ passou...
Creio que o truque é a temperatura exata, e isso vai variar de ferro... Capaz até toners de diferentes marcas c/ diferentes temperaturas de fusão, ñ sei.
Então o lance eh descobrir mesmo melhor esquema.

Falei com a boca cheia desse esquema pq fiz de ontem pra hoje 4 placas que ñ precisei nem retocar com caneta!
Até os furinhos dentro dos pads ficaram perfeitos. Fiquei de cara mesmo.

Todavia, UV parece mais limpo e rápido, só ñ acho nem na bala pcbs fotoresistivas. Comprar até pcb do ebay eh foda.. =/

Mais alguns links interessantes:

Ferro:

UV:
http://www.electricstuff.co.uk/pcbs.html

Agora só fica a dúvida:
Acha placa fotossensivel no Brasil? Spray pra tornar uma?
Ou então algum spray bom p/ comprar no ebay ...

Achei um produto fotossensivel...engraçado q ñ menciona UV.

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5485_4689_Tinta-Foto-sensivel-Fotocril

Achei um filme fotossensível q parece ser bom! To pensando em comprar uns 3 pacote pra compensar o frete, alguém interessa?

http://cgi.ebay.com/Photoresist-Film-Sheets-Photo-Etched-PE-PCB-/250719517384

Repare q essa NAO é transferencia térmica (viva), pq tem outra azulzinha de transf térmica.
Fazer o box UV é barato, a lamp acha fácil, mas pode usar o sol tb, só pegar a manha do tempo.

Um amigo aqui (isso q dá off-topic) disse sobre serigrafia, achei um link:

http://www.inape.org.br/eletronica/circuito-impresso-de-qualidade-com-baixo-custo

Algo a adicionar? :wink: