Olá Pessoal!!
Peço a ajuda de vocês para tentar encontrar uma solução para um problema que tenho. Porém, vou explicar o projeto e depois o problema que tenho.
O projeto é o seguinte:
Quero montar uma cabine de pintura automatizada aqui em casa. Ela terá uma esteira que comportará 5 suportes e em cada suporte há uma peça encaixada que deve ser pintada.
Forma de como o sistema deve operar:
1 - O sistema é ligado e a esteira começa a se movimentar
2 - um micro switch será acionado pelo suporte que esta preso a esteira. Tal micro, fará com que o motor da esteira seja desligado e tudo fique imóvel.
3 - um sensor infra-vermelho deve ser ativado logo que o sensor da esteira é acionado. Este verifica se há ou não uma peça inserida no suporte. Se houver, ele aciona o sistema de pintura. Caso não exista peça, ele informa ao sistema para que libere o suporte e verifique o próximo.
O motor da esteira será um com voltagem de 220volts e para acioná-lo, usarei um relé de estado sólido ou aquelas placas prontas com relé que se usam no arduino.
A parte do infra-vermelho: Também utilizarei daquelas placas prontas que tem as saídas 5V, GND, OUT e regulagem de distância na prórpia placa.
Eis a dificuldade que tenho: (estou usando o proteus e a simulação do arduino - Também gero os hexa via IDE)
Ao criar o código (já tentei uns 10), coloco por exemplo:
pino 5 - botão de liga/desliga
pino 6 - alimentar Led (simulando como se fosse o rele do motor)
pino 7 - Infra-vermelho com a opção de IF. Se existe peça, fica e inicia a pintura, se não existir, faz a esteira se movimentar.
Coloco o botão de liga/desliga no loop. Daí tenho o 1º problema: O motor até inicia quando aperto o botão. Mas não desliga por nada!!!!
O 2º problema é quando aperto o botão do infra-vermelho, simulando o sinal de que não existe peça a ser pintada. O led do motor fica maluco e não para de piscar.
A rotina completa é +/- assim: Liga a máquina e roda a esteira mesmo que já exista um suporte apertando o micro switch de parada (isso acontecerá, pois a máquina já foi utilizada, por exemplo, o dia de ontem!!!), próximo suporte chega ao micro switch e para a esteira, o Infra-vermelho checa se há ou não peça se sim: mantém o suporte parado na esteira e aciona o motor de passo com os bicos de pintura que irão ligar de forma independnete ao arduino, terminado o processo de pintura, liga a esteira e espera pelo próximo suporte. se não: liga a esteira e espera pelo próximo suporte.
Espero haver explicado de forma clara a situação.
Tenho a alternativa de criar tudo isso com peças de automação. Mas é muito $$$$$$$$ e com o arduino é muito mais em conta, vi projetos na web que o arduino foi utilizado para criar um tiptronic para carro automático!!! Talvez, o meu problema seja bobo.. mas não consigo resolvê-lo
Podem me ajudar?!?!?!?
Obrigado,
Godoy