chamada da função Setup

Olá a todos !!

Estou começando agora no mundo do arduino e minha dúvida é a seguinte:

Estou usando a IDE do arduino para programar e toda vez que abro o monitor serial percebi que a função setup é chamada , está correto esse comportamento ?
Pela descrição da documentação diz que ela só seria chamada se quando o arduíno é ligado ou resetado.

Obrigado

A função é chamada quando há um Reset. Quando o Arduino é ligado há um "Power On Reset", mas há outras fontes de Reset. Sendo assim, quando liga "Serial Monitor" este provoca um Reset no seu Arduino e sendo assim, a função Setup é executada.

Antes de mais, tens aqui duas páginas com informação:

http://playground.arduino.cc/Main/ArduinoReset
http://playground.arduino.cc/Main/DisablingAutoResetOnSerialConnection

O que acontece é que para o Arduino receber um programa novo ele tem de entrar num modo especial em que não corre o programa, mas fica à espera de receber o programa novo para correr. Isso chama-se de bootloader e corre sempre que o Arduino é ligado ou resetado por um ou dois segundos.

Então, para o computador enviar um programa novo para o Arduino, ele tem de colocar o Arduino nesse modo, ou seja, fazer um reset. Devido a isso, quem criou o Arduino criou um pedacinho de código que corre no computador que activa uma das linhas da porta série e na placa ligaram essa linha ao sinal de reset.

Assim sempre que abres a porta série, a placa ´sofre um reset para ficar pronta (caro queiras) a receber um programa novo.

Muito Obrigado pelas respostas, me ajudaram muito !

Me ofereceram um arduino Freeduino CC v1.16 atmel 168. Estou a começar com isto . Tenho computador Toshiba portatil que só tem 2 portas USB e mais nada. o Freeduino vinha programado para acender piscando a seu LED vermelho.
Eu ligo o Frreduino sempre numa das portas USB porque não tenho outras, mas na parte inferior direita do ecram aparece sempre a mensagem : arduino na porta com 3 e não sai dali.
Como posso sair disto ?
como meu obrigado
Vapor vivo

Vaporvivo:
Me ofereceram um arduino Freeduino CC v1.16 atmel 168. Estou a começar com isto . Tenho computador Toshiba portatil que só tem 2 portas USB e mais nada. o Freeduino vinha programado para acender piscando a seu LED vermelho.
Eu ligo o Frreduino sempre numa das portas USB porque não tenho outras, mas na parte inferior direita do ecram aparece sempre a mensagem : arduino na porta com 3 e não sai dali.
Como posso sair disto ?
como meu obrigado
Vapor vivo

Se ele diz que está ligado na porta 3 tem que acreditar nele :). Em informática há uma coisa que se chama porta virtual (não precisa de existir fisicamente). Já agora ele diz que está ligado numa porta USB ou numa porta COM?